Simpatias de Festa Junina

Conheça os santos comemorados durante as festas juninas

A festa junina é organizada para comemorar e homenagear três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro, profundamente enraizados na cultura popular brasileira.
Entre os festejos estão fogueiras, paus de sebo, quadrilhas, e claro, as simpatias realizadas para descobrir com quem as moças vão casar, pedir proteção ao casamento já realizado e para garantir um amor para as pessoas.

Quadrilha

Conheça um pouco mais sobre os santos comemorados na festa:

– Santo Antônio: na realidade a “especialidade” de Santo Antônio é recuperar objetos perdidos, pelo menos ao redor do mundo. Os brasileiros atribuem a ele poderes casamenteiros infalíveis. O dia de comemorar é 13 de junho.
– São João Batista: Comemorada no dia 24 de junho, a festa a São João Batista é a mais animada de todas. É neste dia que o consumo de comidas e bebidas ao redor da fogueira é realizado, assim como os jogos e brincadeiras típicos. As simpatias feitas para este santo são realizadas no dia anterior.

São João

– São Pedro: a festa homenageando o santo que guarda “a porta do céu” é realizada no dia 29 de junho. São Pedro é o fundador da Igreja e além de “guardar o céu” e as chuvas, ainda é o protetor das viúvas.
Embora as festas juninas homenageiem os três santos, o mais comum no Brasil é ver festas mistas que não reverenciam nenhum santo em específico. O santo mais popular nas festas é Santo Antônio, famoso por seus dotes casamenteiros.

Conheça as simpatias feitas aos três santos:

– No dia 23 de junho, pingar a cera de uma vela derretida em um prato cheio de água, enquanto reza uma Ave Maria. A simpatia deve ser realizada à meia noite. As gotas de cera misturadas com água vão desenhar a letra inicial do nome do futuro namorado.

Rezar

– Com um espelho na mão, sentar ao lado da fogueira. Olhar-se no espelho enquanto segura uma vela na frente do espelho. O rosto do futuro namorado aparecerá no espelho.
– Pegar duas agulhas e jogá-las em um copo ou prato cheio de água. É importante não olhar para as agulhas. Na manhã seguinte, verificar o que aconteceu com as agulhas: se elas estiverem unidas significa que a pessoa casará ainda naquele ano. Se estiverem separadas, a pessoa demorará a casar.
– Escrever em pedaços de papel os nomes dos rapazes, dobrar bem e jogar os papéis em um bacia com água. No outro dia, observar qual papel está aberto. O que estiver aberto contém o nome do futuro marido.
As simpatias são parte integrante da nossa cultura, mesmo que hoje em dia sejam cada vez menos praticadas – as festas estão cada vez mais sofisticadas, eliminando vários elementos tradicionais.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Festas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.