Desfile De Carnaval 2012

Nos dias 18 a 21 de fevereiro, o Brasil parou para curtir os quatro dias de folia do feriado mais esperado do ano: o Carnaval. De norte a sul do Brasil, milhões de pessoas foram se divertir em bailes carnavalescos, blocos de rua, trios elétricos, ou desfiles de carnaval.

Carnaval

Carnaval

No caso dos desfiles de Carnaval, as duas cidades mais ricas e importantes do Brasil, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), costumam oferecer carros alegóricos e fantasias cada vez mais ousadas e impressionantes, proporcionando um espetáculo de cores que não é a toa de que é chamado de “o maior espetáculo da terra”.

No caso das duas maiores metrópoles brasileiras, existe até mesmo uma competição saudável entre os organizadores para capricharem cada vez mais nos desfiles, pois as atrações têm uma grande importância na economia de ambas, já que atraem milhares de turistas dispostos a acompanhar os desfiles de Carnaval no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, e na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Apesar da célebre “rivalidade” existente entre Rio e São Paulo, no caso do Carnaval, o clima é de camaradagem, já que os desfiles das escolas de samba do grupo especial das duas cidades são realizados em dias intercalados. No caso do desfile de Carnaval de 2012, as escolas de samba do grupo especial paulistano desfilaram no Anhembi na sexta-feira, dia 17 e sábado, dia 18, de fevereiro.

Já as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro desfilaram na Sapucaí no domingo, dia 19 e na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, proporcionando ao folião que gosta de assistir aos desfiles a possibilidade de acompanhar todos e para os mais animados (e abonados), pegar um avião depois dos desfiles paulistanos para conferir o desfile carioca.

Isso porque o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro ainda continua sendo a principal referência para os carnavalescos de São Paulo, já que existe uma grande concorrência entre as escolas de samba, que disputam ponto a ponto os requisitos para conquistarem o título de campeã.

Após diversos títulos consecutivos conquistados pela escola da samba Beija-Flor de Nilópolis, a Unidos da Tijuca sagrou-se campeã do Carnaval 2012 do Rio de Janeiro do Grupo Especial, cujo enredo deste ano fazia uma homenagem ao centenário de nascimento do músico Luiz Gonzaga, que ficou conhecido como o “Rei do Baião”.

O destaque do desfile da campeã carioca foi sua comissão de frente, que cativou o público que acompanhou sua apresentação pela sua ousadia e criatividade. Composta por 15 componentes que dançavam imitando os movimentos do fole de uma sanfona (instrumento que Luis Gonzaga tocava e que o consagrou nacionalmente como o “Rei do Baião”). Para conseguir um ritmo perfeito, a coreógrafa da Unidos da Tijuca, Priscila Motta, realizou ensaios durante três meses com os componentes da comissão de frente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Festas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.