Brasil É Um País Festeiro

O Brasil é um país singular em muitos aspectos, devido a sua extensão continental abriga diferentes biomas e tipos de clima, tem a influência de inúmeras culturas e ainda está em busca da formação de uma identidade. Essas e outras características contribuem para que nosso país seja uma nação festeira. As manifestações populares são mecanismos que ajudam a consolidar a união de tantas diferenças.

Alguns estudiosos da área política acreditam que essa alcunha de festeiro é ruim para o Brasil, pois desvia a atenção do que é importante de fato. Porém, não se pode negar que parte do interesse que o resto do mundo tem por nosso território se deve as suas lindas e coloridas festas. Abaixo você poderá saber um pouco mais sobre as festas que estão inseridas no calendário brasileiro e que fazem da nossa nação uma grande festeira.

Principais Festas do Brasil

Festa: Lavagem do Bonfim

Quando: Janeiro

Onde: Bahia

Uma festa que celebra o sincretismo entre a religião católica e o candomblé que teve origem com os africanos que ajudam a construir o Brasil. Na segunda quinta-feira do ano baianas dotadas de lindos trajes típicos sobem a Colina Sagrada equilibrando vasos com água de cheiro na cabeça para lavar as escadarias da Igreja do Bonfim, em Salvador. O trajeto que tem início na Igreja da Conceição da Praia tem 8 km. O objetivo da celebração é prestar homenagem a Oxalá, o principal orixá e que é representado pelo Senhor do Bonfim.

Festa: Carnaval

Quando: Fevereiro ou Março

Onde: Brasil todo

A maior festa realizada no Brasil, o carnaval, começou a ser celebrado por aqui na época da colônia. No começo a festa era dos escravos e acontecia dentro da senzala, conforme o tempo foi passando foram sendo desenvolvidos afroxés, frevos e os famosos enredos de escola de samba. Atualmente, o carnaval é um dos principais motores turísticos do país sendo os destinos mais procurados Rio de Janeiro e Bahia.

Festa: São João

Quando: Junho

Onde: Pernambuco

Nos meses de junho e julho o país se torna palco das festas juninas/julinas ou também chamadas festas caipiras. No entanto, a festa desse tipo que mais se destaca é a de Caruaru, em Pernambuco. Realizada com uma estrutura gigantesca essa festa acontece no Complexo Luiz Gonzaga em que se tem um palco para a realização de shows além de um pavilhão de exposições. A festa é realizada nesses moldes desde 1994 e já se tornou um dos eventos turísticos mais movimentados do Brasil.

Festa: Festival Folclórico de Parintins (Festa do Boi Bumbá)

Quando: Junho

Onde: Amazonas

De uma riqueza cultural imensurável esse festival é considerado como o maior de folclore do mundo e o espetáculo de ópera a céu aberto com maior estrutura da América Latina. Realizado no estado do Amazonas tem como foco a representação do combate de dois bois, o Garantido (vermelho) e o Caprichoso (azul).

Festa: Festa do Peão de Barretos

Quando: Agosto

Onde: São Paulo

A característica que mais se destaca na festa do peão de Barretos é que se trata de uma comemoração que não tem origem religiosa. Com duração de dez dias essa festa concentra competições de rodeio e shows de artistas do universo sertanejo. Atraindo cada vez mais pessoas a festa acontece numa área de mais de 110 hectares que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e na qual cabem mais de 30 mil pessoas.

Festa: Círio de Nazaré

Quando: Outubro

Onde: Pará

Uma das maiores procissões católicas do mundo, o Círio de Nazaré, é realizado a dois séculos em Belém do Pará. A festa acontece como uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, um dos títulos dados a Maria, mãe de Jesus. Essa procissão se caracteriza por uma longa caminhada que tem início na Catedral de Belém e culmina na Praça Santuário de Nazaré. A imagem da santa é levada de um ponto a outro, permanecendo na praça por 15 dias para que os fiéis possam vê-la e fazer os seus pedidos. Todo ano cerca de 2 milhões de pessoas passam por essa festa.

Festa: Oktoberfest

Quando: Outubro

Onde: Santa Catarina

Além da Oktoberfest alemã apenas a festa realizada em Blumenau, Santa Catarina, é reconhecida como oficial. A cidade foi colonizada por imigrantes alemães que dentre outras coisas trouxeram para o Brasil o segredo de uma deliciosa cerveja. A festa recebe milhares de pessoas todos os anos em busca de conhecer novas marcas artesanais, beber muita cerveja e se divertir com os desfiles com trajes típicos, competições de tiro ao alvo além de comidas tipicamente alemãs.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Festas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.