Leilão Japonês o Que É

Os leilões possibilitam ótimas oportunidades para as empresas comprarem e/ou venderem seus bens. Esse é um mercado que apresenta um crescimento constante, mas ainda pode ser conhecido apenas superficialmente por muitas pessoas.

Existem muitas categorias de leilão, e as mais destacáveis são o leilão de veículos, o leilão de imóveis e o leilão de materiais. O leilão de veículos engloba carros, motos e até mesmo seus utilitários. Já no de imóveis, os bens contam com terrenos e imóveis que podem ser comerciais ou residenciais.  Enfim, no leilão de materiais – que é o mais amplo – são negociados eletroeletrônicos, móveis de diversos tipos, e até mesmo máquinas e equipamentos industriais.

Esses leilões também podem ser divididos entre judiciais e extrajudiciais. No caso do leilão judicial, os bens são provindos de algum tipo de apreensão ou mandado judicial.

Apesar desse tipo de negociação ser antiga, ela tem se modernizado com o passar do tempo, e desse modo, fazendo com que, além da modalidade presencial, exista a prática de leilão online, em que todo o processo é muito mais facilitado, e permite com que pessoas de diferentes lugares possam participar.

No leilão presencial, o participante deve comparecer na hora e no local estipulado, para poder participar do mesmo, e oferecer os seus lances. Já no leilão online, é necessário que se faça um cadastro em uma plataforma leiloeira antes, fazendo com que sejam disponibilizados um login e uma senha, que são necessários para que o usuário entre nesse ambiente virtual, e possa interagir basicamente do mesmo modo que presencialmente.

Leilão Japonês

A modalidade de leilão que será tratada nesse artigo é o leilão japonês. Ela foi iniciada nos mercados do Japão em que eram comercializados peixes, porém hoje é uma categoria de leilão disseminada mundialmente, e possibilita a oferta de diversos tipos de bens.

O leilão japonês também é conhecido como leilão de botão, e possui muitas semelhanças com o leilão tradicional, onde quem leva o bem é quem oferecer o maior lance.

O nome “Leilão de Botão” referencia-se tradicionalmente ao fato de que durante o processo de licitação, os participantes precisam apertar botões que indicam se cobrem ou não o lance que foi dado. Assim, os participantes que não apertam o botão deixam subentendido que estão desistindo do leilão.

Como foi citado acima, originalmente esse leilão contemplava apenas a comercialização de peixes, e depois passou a ser utilizado para a licitação de outros bens em geral.

Nesse tipo de leilão, o valor é indicado gradativamente pelo responsável pelo leilão – o leiloeiro. – E assim, os participantes vão escolhendo se aceitam ou não esses lances. Os que não aceitarem vão se retirando da sala, e as rodadas vão prosseguindo até que reste apenas um participante no leilão, que será o vencedor.

Existe também a versão reversa do leilão japonês, que funciona de um modo bem parecido com a versão original. O principal diferencial é que nesse caso ao invés dos preços aumentarem a cada rodada, eles vão diminuindo após um certo intervalo de tempo.

Vantagens e Desvantagens do Leilão Japonês

Todas as modalidades de leilão possuem suas vantagens e desvantagens, e aqui serão citadas as do leilão japonês.

As vantagens mais significativas são a simplicidade na participação das licitações, já que é necessário apenas ouvir o lance e apertar um botão. Porém, um ponto negativo desse aspecto, é o fato de que os participantes só tem a opção de aceitar ou recusar uma oferta, e no podem apenas “pulá-la”. Dessa forma, mesmo que o participante tenha a intenção de dar lances maiores em outros “níveis” do leilão, pode ser que ele fique de fora da disputa, caso realmente não aceite a proposta atual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Leilão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.