O Que é um Leilão Reverso?
Nos leilão tradicionalmente conhecidos, os compradores dão lances cada vez mais altos por um produto que desejam. Nesse tipo de leilão o comprador com maior lance leva o objeto. Um leilão reverso se dá quando os vendedores competem entre si para fazer negócio com os compradores.
No leilão reverso as pessoas ou empresas participantes dizem qual é sua necessidade, e a partir dai surgem os fornecedores dos produtos. É uma medida que vem sendo adotada para reduzir custos, os tempos de hoje se enquadram em tempos de escassez, então, qualquer atitude que gere alguma economia é bem vinda. Exemplificando: Uma empresa precisa de matéria prima para construção de um automóvel, a empresa diz o que precisa e convida fornecedores, aquele que tiver interesse em vender essa matéria prima mostra sua oferta, se um outro fornecedor der um valor menor, pode ser que o primeiro diminui o preço para conseguir vender.
Algumas empresas veem com mal olhos os leilões reversos. Acontece que alguns fornecedores podem oferecer condições impraticáveis, em momentos que eles dão a melhor oferta. Outras vezes os resultados obtidos no leilão reverso não são de grande qualidade. Para não ter surpresas negativas num leilão reverso é preciso saber com quem você está fazendo negócio, e traçar metas e estratégias para a melhor negociação, as regras do leilão tem que sempre estarem bem claras. Os leilão geralmente acontecem online, mas em alguns casos pode ser um leilão presencial.
O Que é o Leilão Reverso da Marinha?
A Marinha recentemente anunciou a criação de um leilão reverso para empréstimos consignados para os militares. O empréstimo consignado consiste em um empréstimo onde as parcelas da dívida são descontas diretamente do salário de quem o fez, é impossível evitar esse desconto. Funciona da seguinte forma, o militar apresenta a necessidade financeira pela qual está passando, um sistema escolhe então a instituição que oferece as melhores taxas. O interessado pode abrir uma negociação por leilão reverso se a primeira oferta não o agradar, dentro das primeiras vinte e quatro horas. O leilão tem duração de vinte e quatro horas úteis. A empresa vencedora tem a obrigação de assinar o contrato com o consignado. O interessado tem que lançar sua necessidade de crédito (quanto dinheiro ele precisa), e o número de prestações que pode pagar, ao aceitar participar do leilão ele está autorizando a visualização de seus dados financeiros. Se não houver nenhuma oferta em vinte e quatro horas, o leilão é encerrado sem vencedor. Durante o leilão não é possível ver de qual empresa vem a oferta, essa informação só é passada após o término dele. Quando encerrar o leilão, o candidato irá receber um código no seu e-mail, já cadastrado anteriormente no sistema, esse código tem validade de dez dias e serve como confirmação do futuro contrato. Após isso, aquele que fez o empréstimo deve comparecer a empresa, portando CPF, carteira de identidade expedida pela MB, comprovante de residência e o ultimo bilhete de pagamento, para assinatura do contrato. A empresa tem então dois dias úteis para liberar o valor no pagamento militar do consignado. Aquele que não aceitar a proposta vencedora do leilão perde o poder de participação de um novo leilão por cinco dias corridos.