Conversa Assustadora Entre Mãe e Filha

Conversa Assustadora Entre Mãe e Filha

Ser mãe é uma tarefa muito mais complicada do que pode parecer. É algo que vai além de gerar e amamentar o filho. O que irá determinar o tipo de relação, sua profundidade e intensidade, será a amizade que ambos terão desde o momento da gestação e no decorrer da vida.

Tipos de Assuntos Que Assustam as Mães

Em vários momentos, não será tão fácil para a mãe desempenhar o papel somente de amiga. Determinados assuntos, embora seja mais que necessário conversar com os filhos sobre, não serão tão fáceis para uma mãe. Vamos conhecer um pouco sobre os assuntos que mais assustam as mães na hora de conversar, principalmente, com suas filhas:

Enquanto ainda são pequenos, até os 6 anos de idade, as crianças fazem algumas perguntas que as mães não estão preparadas para responder. Como a curiosidade de saberem de onde vieram. Na verdade, essa pergunta é uma unanimidade entre as crianças. Especialistas sempre recomendam que as mães digam a verdade: que os filhos vieram de uma semente feita pelo papai e pela mamãe, e que cresce na barriga da mulher. E que, depois de um certo tempo, a criança cresce muito e não pode continuar morando na barriga da mamãe. Então, ela nasce e passa a conviver com a família.

Outro assunto que pode surgir nessa fase é adoção. Quando a criança não é filha biológica, o ideal é sempre dizer a verdade também. Pode até acrescentar, dizendo que ela tem dois pais e duas mães. Como os pais biológicos não tiveram condições de criá-la, os pais adotivos fizeram esse papel.

Ainda nessa fase, a criança pode chegar do nada e perguntar para a mãe o que é sexo. A mãe quase morre do coração! Para explicar para as meninas, é ainda mais delicado. É claro que dizer abertamente como o sexo funciona não tem jeito nessa fase. Seria a destruição das fantasias de uma criança. Mas é bom que seja dito de uma forma que eles entendam que é algo que somente adultos podem fazer, e quando estão completamente certos do que desejam. Ninguém precisa falar para uma criança nessa idade o que é, de fato, o sexo. Mas deixe claro que é um momento de muita afinidade que ocorre entre o casal. É muito importante não assustar as crianças para que elas tenham confiança em conversar com a mãe sobre qualquer assunto.

Quando as crianças estão chegando na fase da adolescência, surgem outros assuntos que assustam qualquer mãe, principalmente. Todos os assuntos sobre sexualidade, bebida, embora difíceis de discutir, devem ser tratados com a maior naturalidade possível, para não afugentar os filhos e você ter o controle das suas amizades, das suas experiências e saber que os filhos conversarão com os pais sempre antes de fazerem algo que ainda não conheçam.

Para falar sobre anticoncepcionais, órgãos genitais, e esses assuntos mais claros, é preciso que os filhos já estejam mais crescidos. Não é um assunto apropriado para crianças. Não há nenhuma necessidade de ser tão claro a ponto de falar abertamente sobre essas questões. Até porque, enquanto crianças, elas estão bem mais preocupadas em brincar e fantasiar o mundo.

Como Agir Em Momentos de Conversas Assustadoras

Quando é chegado o momento de ter uma conversa do tipo “assustadora” com os filhos, mais ainda com as filhas, por sua delicadeza, as mães precisam ter certos cuidados extras:

  • Demonstre respeito: o que não quer dizer submissão. A forma que tratamos os filhos será a forma como seremos tratados por eles.
  • Perguntar coisas que estimulem a conversa: quando a mãe dá a liberdade para a filha falar o que a incomoda, ela reconhece um porto seguro para desabafar sempre que precisar.
  • Ouvi com atenção: dar atenção ao assunto, sem interrupções, sem pré-julgamentos, abre as portas para o diálogo entre mãe e filha. E por que não trocar experiências?
  • Controlar a raiva: se o assunto for algo de tirar do sério, mostre os pontos negativos e as consequências. E pensem em como resolver juntas a situação. É sempre bom que os filhos possam contar com os pais. Porém, eles precisam saber que tudo o que a gente faz tem uma consequência. E que precisam estar preparados para enfrentá-las.
  • Evite criticar: os pais querem moldar os filhos às suas maneiras. No entanto, cada pessoa tem a sua própria personalidade. As críticas podem causar sérios danos aos filhos, como falta de confiança em si próprio e uma autoestima baixa. É sempre positivo reforçar as características positivas dos filhos.

É sempre bom e muito importante fortalecer a relação de mãe e filhos. E pode ser nos momentos das conversas mais assustadoras que surge essa oportunidade.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.