Como Funciona o Leilão Inglês

Os leilões são modalidades de negociação e venda de bens e serviços que são bem comuns em empresas privadas e públicas, onde esse processo de compra e venda ocorrem de maneira mais eficiente.

No caso de leilões públicos, é necessário que o leiloeiro deixe evidente as condições de venda, para que os compradores possam acompanhar e em seguida ele deve apresentar os lotes um a um. – Lote é a união de um ou mais bens ou serviços que estão disponíveis para serem leiloados.

Quando o comprador tiver interesse em um lote que for anunciado, ele deve levantar a mão e propor o seu lance, falando o valor quando for preciso. Caso haja mais de um comprador interessado, pode iniciar-se uma competição envolvendo o crescimento dos lances, a partir do lance mínimo, que é o valor mais baixo para que o lote seja vendido. Daí surge a famosa expressão de “quem dá mais”, que é muito comum em filmes e séries que apresentam esse tipo de situação.

Tipos de leilões

Os leilões podem ser do tipo Judicial, onde são realizados pelo município ou estados, para que bens que algum indivíduo perdeu em um processo possam ser penhorados, ou seja, possam ser dados como garantia do pagamento de uma dívida.

Porém, eles também podem ser Extrajudiciais, que são realizados por empresas privadas e até mesmo órgãos administrativos do governo. Nesse caso, eles podem penhorar bens sem utilidade naquele momento e também aqueles bens financiados por bancos.

Mesmo que a prática de leilões seja antiga, atualmente há a modalidade online dos mesmos, que vem se modernizando cada vez mais, que facilita a participação de pessoas de vários locais diferentes.

Nesse caso, diferentemente dos leilões presenciais, onde os compradores vão até o local e horário combinados para fazer seus lances, o intermédio do leilão é feito através de um site que gera um login e uma senha para que seja permitido o acesso a um auditório virtual.

Também há a possibilidade das modalidades online e presencial se integrarem, onde os lances vão sendo atualizados em tempo real.

Leilão Inglês

Uma das modalidades mais utilizada para a venda de bens é o Leilão Inglês, ou leilão de preço ascendente. Nesse tipo de leilão o vendedor especifica o preço do bem, e em seguida os compradores vão dando seus lances.

O leilão acaba quando os participantes não se interessam em elevar o preço dos lances, cobrindo a proposta anterior, ou quando um preço pré-determinado, chamado “buy-out” é atingido.

Também é possível que o vendedor fixe um valor mínimo para que o produto seja vendido, o chamado preço de reserva. Nesse caso, se o mínimo valor não for atingido, a venda não pode prosseguir.

Ainda nessa modalidade, é possível leiloar itens únicos, ou quantidades múltiplas. No caso de itens únicos, ocorre do modo mais tradicional, onde os participantes vão dando os seus lances, até que o lance de um comprador não consiga ser superado.

No caso de leilão de quantidade múltiplas, a diferença é que é feita a coleta de todos os lances, antes de partir para uma próxima rodada. O restante do processo é o mesmo.

As principais vantagens do leilão inglês, são a possibilidade de observar a dinamicidade das propostas, para que se possam fazer melhores lances, além de ser uma modalidade de leilão considerada de uma estratégia simples.

E sua desvantagem mais relevante é a que esse tipo de leilão acaba gerando custos altos de transação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Leilão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.