Filmes Sobre a Fome no Mundo

O problema da fome no mundo vai muito mais além do que pura e simplesmente apenas a vontade de comer que nos atinge no dia a dia. Ele se relaciona, na verdade, com a dificuldade ao acesso, compra ou criação de alimentos e ainda sobre a falta de comida disponível para algumas pessoas.

Dessa forma, a fome também é fortemente relacionada com questões econômicas, já que a pobreza possui um grande vínculo com a falta de possibilidade de se obter alimentos, fazendo com que atualmente seja estimado que cerca de 1 bilhão de pessoas sofram com esse mal.

Para haver melhores estudos e pesquisas para o conhecimento e resolução desse assunto, dividiu-se a fome em dois grandes tipos: A fome epidêmica ou aberta e a fome endêmica ou oculta.

Fome epidêmica ou aberta: Esse é o tipo mais raro, onde a fome é consequência de alguma situação muito específica e característica de um local ou região, como por exemplo ataque de certa espécie de pragas que possam privar o fornecimento de alimentos, ao atacarem a agricultura de uma localidade.

Também é um exemplo a ocorrência de guerras, que sempre causam miséria em um determinado lugar. E ainda a possibilidade de desastres ecológicos, que podem fazer com que o fornecimento de alimento seja muito dificultado.

Esse tipo de fome é considerado raro atualmente, devido a existência de órgãos – muitos deles não governamentais – que realizam campanhas para arrecadação e mutirões para distribuição de alimentos em ambientes afetados por algum desses problemas, fazendo com que a fome seja relativamente controlada.

Fome endêmica ou oculta: Esse tipo de fome pode ser considerado um sinônimo para subnutrição – consumo insuficiente de alimentos por um indivíduo. Ela afeta majoritariamente países que possuem dificuldade econômica.

Nesse caso ocorre uma baixa ingestão de nutrientes e vitaminas essenciais para todo o ser humano, e assim torna-se necessário que o organismo consuma suas reservas de gordura para manter o bom funcionamento do corpo e assim, fazendo com que doenças como o raquitismo e o escorbuto tenham maiores possibilidades de ocorrência.

As principais causas que agravam a fome oculta são a má distribuição de renda e de alimentos, aumento intenso da população, falta de recursos apropriados para a agricultura e ocorrência desastres naturais.

Atualmente sabe-se que o problema da fome no mundo em geral não diz respeito a falta de recursos ligado ao crescimento das populações, mas a verdade é que existe inúmeras tecnologias que beneficiam a produção agropecuária e até mesmo de outros tipos de alimentos, e que eles são suficientes para alimentar toda a população mundial.

O grande causador dessa adversidade é a distribuição desigual desses alimentos produzidos e até mesmo dos recursos que possibilitam essa produção. Por isso, muitos países e organizações não-governamentais (ONGs), se dedicam a combater essa desigualdade, que está muito ligada com a desigualdade econômica e social, fazendo com que a miséria atinja cada vez menos pessoas.

Filmes sobre a fome no mundo

A mídia tem um papel informativo importantíssimo nos dias de hoje, dessa forma esse assunto sempre é muito pautado em jornais, revistas e programas de entretenimento. Já na área do cinema não poderia ser diferente.

Logo abaixo serão indicados alguns filmes e documentários que mostram essa realidade tão triste e ao mesmo tempo tão presente nos dias de hoje.

– Fome (Cristiano Burlan – 2016)

Esse filme conta sobre a desigualdade social no Brasil. É apresentada a historia de um homem que já foi um renomado professor da Universidade de São Paulo e no momento é morador das ruas de São Paulo, que vive buscando lugares para dormir e se higienizar.

Uma jovem se comove com a sua história de necessidades para se alimentar e ter uma vida digna, e começa a pensar sobre possíveis meios de ajudar, não somente esse professor, mas todas as pessoas que vivem nessas condições.

– Garapa (José Padilha -2009)

É um documentário brasileiro que carrega o tema da fome no mundo. Foi feito a partir de muitas pesquisas, e do acompanhamento do dia a dia de famílias que possuíam dificuldades graves na alimentação, por mais de quatro semanas.

– Human Flow (Ai Weiwei – 2017)

Um documentário alemão onde são analisadas as situações de risco dos refugiados que saíram dos seus países em decorrência da fome ou de guerras e condições climáticas complicadas.

Human Flow (Ai Weiwei – 2017)

Human Flow (Ai Weiwei – 2017)

– Por uma Vida Melhor (Thereza Jessouron)

É um documentário que retrata a vida alimentar brasileira e é levantada a discussão de que teoricamente todo indivíduo deve ter acesso indiscriminado a agua e a alimentação adequada e suficiente, porém o Brasil ainda possui muitas defasagens nessa área.

Por uma Vida Melhor (Thereza Jessouron)

Por uma Vida Melhor (Thereza Jessouron)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.