Pesquisas feitas a respeito da relação das Médias e Pequenas Empresas com a oferta de crédito nos bancos e isto levou a conclusão de que existe uma fuga dos empréstimos bancários. Independente dos problemas da redução de créditos durante esse período de Crise Econômica, nos últimos cinco anos freqüentemente veio sendo aumentada no mercado a oferta de crédito para as Médias e Pequenas Empresas, mas apesar disto, essas empresas vêm fugindo daqueles empréstimos formais ofertados pelos bancos. Ao serem perguntados da possibilidade de uso destes empréstimos nada menos do que 59% dos empresários foram unânimes em afirmar que fogem deste tipo de empréstimos e que não o fariam. Mesmo com o Trabalho Duro que é manter as contas em dia num pequeno comércio com capital de giro escasso, os Pontos de Vista são de que o melhor se manter longe de empréstimos deste tipo uma vez que todos consideram os juros muito altos.
A mais Pura Verdade é que a fuga dos empréstimos bancários pelas pequenas empresas é uma realidade muito clara na complicada Economia Brasileira. Os empresários de médio e pequeno porte dão preferência a alguns tipos de negociação mais direta para evitarem ter de fazer algum tipo de empréstimo bancário. Quem ganha Dinheiro Trabalhando sempre tem muito presente o verdadeiro Valor do Dinheiro e geralmente pensa muito e costuma ficar fazendo contas e Quebrando a Cabeça quando precisa de um dinheiro a mais. Fazer uso de uma negociação direta com o fornecedor quanto aos prazos é o mais comum entre os pequenos empresários. Depois disso inda lançam mão do cheque especial, do cartão de crédito e por ultimo do cheque pré-datado, nessa ordem de preferência. É grande o número de pessoas que fogem dos empréstimos bancários e só os usam quando não tem outras Soluções para Problemas Difíceis como a falta de dinheiro.
A desburocratização e a redução das taxas e juros são duas medidas que precisam ser tomadas com urgência para que as pequenas empresas tenham uma relação melhor com os empréstimos bancários. Muitos dos pequenos empresários não fazem empréstimos bancários no nome da empresa e sim em seu próprio nome, mas mesmo assim é preciso prudência pra que a situação não fique Fora de Controle.
Quando algumas solicitam estes empréstimos acontecem muitos casos em que são negados, pois a documentação não vai completa ou a firma está inscrita no Cadin que é o Cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal. Na verdade os juros altos e alguns problemas de caráter burocrático somado a inadimplência com o governo são as principais causas da fuga dos empréstimos bancários por parte das médias e pequenas empresas. Na verdade quando se sabe que o empréstimo pode ser negado, é menos Embaraçoso azer uso de alternativas deferentes, em detrimento dos empréstimos bancários.