Dubai em Decadência Econômica

Dubai

Em cerca de duas décadas se ergueu a esplendorosa cidade de Dubai, um oásis de concreto e vidro em meio ao verde artificial. Sabe-se que a força propulsora de toda esta maravilha foi o petróleo, que nos bons tempos do período pré-crise mundial gerou muito dinheiro para financiar obras como esta. Mas os tempos mudaram e a crise mundial fez reduzir o preço do petróleo, e por conseqüência atualmente assistimos a derrocada financeira dos Emirados Árabes. Um paraíso aos olhos do mundo e um oásis social e econômico para o deleite de poderosos gestores de hiper fundos de investimentos, Dubai realmente parecia ser o refúgio perfeito e tranqüilo frente ao recuo financeiro enfrentado ao redor do mundo. Basicamente a força da economia de Dubai girava em torno de serviços, turismo, mercado financeiro, e especialmente os empreendimentos imobiliários, que por sinal encantam a todos pela sua beleza e opulência.

Mundial

A crise

Com a crise mundial Dubai vem sendo amplamente afetada e o crescimento econômico ostensivo começou a ruir. Os investimentos imobiliários eram provenientes de empréstimos sem maiores garantias, e quando a situação se agravou os bancos cortaram a fonte por segurança. O petróleo com seu preço em queda fizeram com que os vizinhos dos Emirados também sentissem a crise, e sendo assim os gastos caíram brutalmente em Dubai.

Crise

A escassez de dinheiro fez com que metade dos projetos em andamento fosse, cancelados ou interrompidos, pois no momento não há como investir dinheiro em projetos sem perspectivas de retorno. O governo não divulga estatísticas que possam ser consideradas confiáveis em relação ao tamanho do problema e existe leis que prevêem punição severa para quem ousar difamar a situação econômica do Emirado. Administrar tamanha crise não é tarefa fácil, é preciso bem mais que agilidade e diplomacia, mas existe a possibilidade de um socorro vindo de um dos Emirados vizinhos muito ricos em petróleo, Abu Dhabi.

Dubai em Decadência Econômica

A situação da população

Na verdade estima-se que 90% dos habitantes da cidade de Dubai sejam estrangeiros, uma cidade de forasteiros em busca de oportunidades, muitos com visto temporário em função de seus empregos na construção deste, que foi um dos maiores empreendimentos das duas últimas décadas. A situação atual destas pessoas é desoladora, pois as leis por lá são muito rigorosas, quem perde o emprego tem apenas 30 dias para conseguir outro emprego, caso contrário deve sair do país. O atraso no pagamento de dívidas e a emissão de cheques sem fundos são punidos com cadeia, sendo assim as pessoas decidem deixar tudo para trás e fugir ao invés de serem presas. E esta situação vem ocorrendo com os profissionais mais bem pagos, como engenheiros, arquitetos, economistas, etc., então imaginamos como será a situação dos trabalhadores braçais. Ver Dubai em decadência econômica é testemunhar a instabilidade econômica mundial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.