Os Evangélicos no Brasil

A Igreja

Antes de iniciarmos este artigo, vale ressaltar que o termo igreja sempre será aplicado, neste e em todos os artigos deste autor, não ao templo material construído para fins religiosos e, portanto, com rótulos próprios (Assembleia de Deus, Congregação Cristã, Deus é Amor, etc); mas sim a um corpo místico e espiritual constituído por todos aqueles que do ponto de vista bíblico experimentaram o novo nascimento.

Os Evangélicos no Brasil

Os Evangélicos no Brasil

O Brasil, todos sabemos, quando de sua colonização foi “catequizado” (diria-se doutrinado) pelo catolicismo romano. É o que nos mostra a história. Pelo menos até 1624 a religião católica era a única existente no Brasil (excluindo-se, é claro, as práticas afro-brasileiras, praticadas pelos escravos trazidos da África).

Território Brasileiro

Igreja

Igreja

Contudo, por ocasião da entrada dos holandeses em território brasileiro, por volta de 1624/1625, juntamente com eles chega até nossas terras católicas a fé “reformada”, pois já ocorrera a reforma protestante na Europa. Esta fora ocasionada por Martinho Lutero, um sacerdote católico romano que discordou e “protestou” contra os absurdos praticados na época por personagens do alto clero católico.

Esta fé reformada espalhou-se principalmente entre os “selvagens” que já viviam aqui quando chegaram as caravelas do “descobrimento”.

Os Evangélicos

Protestantes

Protestantes

Apesar de um princípio sem muita expressão por causa da repressão do catolicismo da época, que não admitia outro tipo de fé que não fosse a católica, os grupos protestantes vêm crescendo de forma fenomenal. Tamanho é o crescimento do movimento protestante no Brasil, que vem despertando o interesse de especialistas na área, pois o Brasil é hoje o 2º. país no mundo em maior número de protestantes, perdendo somente para os Estados Unidos.

Esse crescimento assombroso deve-se principalmente aos grupos chamados “pentecostais” que veio de 9,5% (em 1930) para 66% (senso de 1980). Destes, na liderança encontramos a “Igreja Evangélica Assembléia de Deus” com o maior numero de fiéis do Brasil. Segundo especialistas, se o crescimento manter-se no mesmo ritmo, os evangélicos no Brasil irão atingir 50% da população em 2045.

Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.