Conheça um pouco sobre o candomblé, importante traço cultural deixado pelos africanos.
O candomblé é uma religião de origem negra, que foi desenvolvida no Brasil e continua sendo praticada nos dias de hoje.
Algumas pessoas, às vezes por desconheceram a religião ou por preconceito, se referem a ela de forma pejorativa. No entanto, assim como todas as outras religiões, o candomblé é apenas uma forma própria de um povo de se comunicar com suas divindades.
No candomblé, não existe diferença entre ações para o bem ou para o mal: o que comanda se uma ação será benéfica ou maléfica é a intenção da pessoa que está fazendo a oferenda, despacho, ou realizando outras manifestações aos deuses.
O candomblé é um importante traço cultural do povo brasileiro, que não deve ser negligenciado ou mal interpretado, mas sim conhecido e respeitado pelo que é, uma manifestação religiosa e cultural importante para a formação da identidade do povo brasileiro.

Religião
O que é o Candomblé
As cerimônias do candomblé são realizadas em locais denominados “ilês”, em que as pessoas se reúnem, cada uma com um papel específico para o prosseguimento da cerimônia.
Neste local, são entoadas cantigas – a instrumentação é feito com atabaques.
É neste ambiente que ocorrem as incorporações, ponto alto da cerimônia, onde as divindades (os orixás) se manifestam nas pessoas que possuem o poder da incorporação, os “médiuns”.
As pessoas que incorporam o orixá curam doenças e fazem passes com o poder recebido.

Cerimonias
Orixás
Os orixás são como se fossem os “santos” do candomblé, são as entidades que possuem o poder dentro da religião.

Santos
Conheça as Principais:
– Exu: é um dos mais importantes, pois é o guardião do caminho que separa o mundo espiritual e o material. O local onde o caminho dos dois mundos se cruza é a encruzilhada, e é por isso que é comum ver oferendas nas encruzilhadas, feitas em homenagem ao orixá.
– Ogum: este orixá tem o poder de manipular metais, e com isso pode forjar armas para combater suas batalhas. Este tipo de poder é encontrado em entidades religiosas de quase todas as religiões politeístas.
– Iemanjá: é a orixá responsável por cuidar dos oceanos, e por isso é muito cultuada em regiões ribeirinhas. Sua grande importância também se deve ao fato dela ser a mãe de determinados orixás.
– Oxum: também cuida da água, mas somente dos mananciais de água doce do mundo.
– Xangô: também possui representações em várias outras religiões, é o orixá que controla o fogo, a justiça e o trovão.
– Oxalá: é a principal de todos os outros orixás cultuados durante o candomblé – é a “chefe”.
Andressa Silva.