Regime Militar

A Ditadura Militar é um período político do Brasil em que os militares governaram o país. Essa época vai do ano de 1964 até o ano de 1985. Esse período ficou caracterizado pela ausência de democracia, anulação dos direitos constitucionais, censura, perseguição política e todos aqueles que não eram a favor do regime militar eram repreendidos.

O período do Regime Militar no Brasil foi uma época bastante conturbada, pois muitas pessoas eram contra o governo e não aceitavam suas determinações. A sociedade estava aflita e vivia com medo, pois eram repreendidas e não tinha o direito de opinar sobre nenhuma questão sobre o país.

O Golpe Militar de 1964

Este momento de transição política se iniciou desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O seu vice era João Goulart que tomou a presidência num clima político contrário. O governo de João Goulart (1961-1964) ficou marcado pela abertura cedida às organizações sociais. Organizações populares, estudantes e os trabalhadores ganharam espaço, e isso causou uma enorme preocupação das classes que eram conservadoras como, por exemplo, os banqueiros, a igreja, os empresários, os militares e a classe média. Dessa forma, todos temiam que houvesse uma virada do Brasil para o lado dos socialistas. Neste momento, o mundo estava em plena Guerra Fria.

O Golpe Militar de 1964

O Golpe Militar de 1964

Este estilo populista e de esquerda, gerou preocupação nos Estados Unidos, pois o país, juntamente com as classes tradicionais temiam que houvesse um golpe comunista.

Os partidos que eram da oposição culpavam Jango de estar desenvolvendo um golpe de esquerda e também o acusavam de ele ser o grande responsável pelo desabastecimento que o país estava enfrentando.

Em 13 de março do ano de 1964, João Goulart realizou um comício na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e no seu discurso defendeu as Reformas de Base. Em suas palavras, Jango fazia promessas de mudanças bastante radicais nas bases econômica, agrária e educacional do Brasil. Essa manifestação foi a Marcha da família com Deus pela Liberdade, onde reuniu um grande número de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.

O clima de tensão política e as crises de origem social cresciam cada vez mais. No dia 31 de março de 1964, as tropas dos estados de São Paulo e de Minas Gerais saiam as ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixou o país e se refugiou para o Uruguai. Os militares tomaram o poder. E no dia 9 do mês de Abril foi decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Esse ato cassou mandatos políticos daqueles que não aceitavam ao regime militar e tirou a estabilidade dos funcionários públicos.

O regime militar no Brasil iniciou com o golpe militar no dia 31 de março de 1964 e durou até a eleição de Tancredo Neves em 1965.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.