Presidente Evo Morales

Atual Presidente da Republica Boliviana, Evo Morales foi o presidente eleito em primeiro turno das eleições naquele país, algo que não acontecia por lá já a cerca de uns trinta anos. Não há como negar a sede de mudança de um povo diante desta eleição. Problemas com dividas qualquer país enfrenta, mas o descontentamento do povo foi bem mais além do que isso, era preciso impor uma nova imagem ao governo para que suas esperanças fosses renovadas, e assim foi, as urnas trouxeram para as ruas os anseios de seu povo. A origem do presidente Juan Evo Morales Ayma talvez seja um dos fatores mais impactantes de sua eleição, pois ele é o primeiro presidente de origem indígena, e com isso torna-se um dos personagens indígenas mais famosos de seu país. Em algumas situações, com a politica, só rindo já que não se consegue entender o que acontece.

Presidente Evo Morales

Presidente Evo Morales

A vitória absoluta de Evo Morales não era esperada, ainda que na eleição anterior ele tenha ficado em segundo lugar frente ao domínio dos partidos considerados como tradicionais, e todos sabemos que vencer tradições não é tarefa fácil, mas não é impossível. O Presidente Evo Morales defendeu com veemência a continuidade do plantio de cocaína na Bolívia, sob o argumento de que se trata de uma tradição milenar e sua proibição seria uma afronta a cultura do povo Andino, esta questão, segundo ele, não pode ser resolvida através de uma imposição vinda do exterior.

Bolívia

Bolívia

Se ele tem razão não nos cabe julgar, cabe lembrar que a cocaína é droga e só causa danos a saúde e beleza das pessoas que a consomem, mas temos que concordar que seu argumento deve ser levado em conta, afinal o patrimônio cultural de um povo deve ser respeitado. Também cabe ressaltar que não estou aqui defendendo o uso de qualquer tipo de drogas, só é preciso esclarecer que a forma dos ancestrais Andinos consumirem cocaína (mascar as folhas) nada tem a ver com o usual consumo dos jovens viciados da atualidade, que só causam o aumento da violência e desordem com esta triste dependência, além de se tornarem agressivos e destruírem suas famílias, inclusive vendendo tudo que for possível, eletrodomésticos, móveis, casa… para suprir seu vicio.

Presidente Atual Evo Morales

Presidente Atual Evo Morales

O inicio do governo do Presidente Evo Morales trouxe surpresas, assim como o inicio do governo Obama e tantos outros que causaram impacto num primeiro momento. Evo Morales, em seu discurso, fez declarações que afetaram o Brasil no que se refere a nacionalização de hidrocarbonetos, que envolve exploradores petrolíferos do Brasil. Ouve um principio de crise, pressões de ambos os lados, especialmente porque a Bolívia fornece 50% do gás natural consumido por aqui, mas tudo se resolveu. Leis de importância politica vem sendo estudadas pelo Presidente Evo Morales com o intuito de transformar o país, esperamos de coração que as transformações sejam realmente positivas para o seu povo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.