Atual Presidente da Republica Boliviana, Evo Morales foi o presidente eleito em primeiro turno das eleições naquele país, algo que não acontecia por lá já a cerca de uns trinta anos. Não há como negar a sede de mudança de um povo diante desta eleição. Problemas com dividas qualquer país enfrenta, mas o descontentamento do povo foi bem mais além do que isso, era preciso impor uma nova imagem ao governo para que suas esperanças fosses renovadas, e assim foi, as urnas trouxeram para as ruas os anseios de seu povo. A origem do presidente Juan Evo Morales Ayma talvez seja um dos fatores mais impactantes de sua eleição, pois ele é o primeiro presidente de origem indígena, e com isso torna-se um dos personagens indígenas mais famosos de seu país. Em algumas situações, com a politica, só rindo já que não se consegue entender o que acontece.
A vitória absoluta de Evo Morales não era esperada, ainda que na eleição anterior ele tenha ficado em segundo lugar frente ao domínio dos partidos considerados como tradicionais, e todos sabemos que vencer tradições não é tarefa fácil, mas não é impossível. O Presidente Evo Morales defendeu com veemência a continuidade do plantio de cocaína na Bolívia, sob o argumento de que se trata de uma tradição milenar e sua proibição seria uma afronta a cultura do povo Andino, esta questão, segundo ele, não pode ser resolvida através de uma imposição vinda do exterior.
Se ele tem razão não nos cabe julgar, cabe lembrar que a cocaína é droga e só causa danos a saúde e beleza das pessoas que a consomem, mas temos que concordar que seu argumento deve ser levado em conta, afinal o patrimônio cultural de um povo deve ser respeitado. Também cabe ressaltar que não estou aqui defendendo o uso de qualquer tipo de drogas, só é preciso esclarecer que a forma dos ancestrais Andinos consumirem cocaína (mascar as folhas) nada tem a ver com o usual consumo dos jovens viciados da atualidade, que só causam o aumento da violência e desordem com esta triste dependência, além de se tornarem agressivos e destruírem suas famílias, inclusive vendendo tudo que for possível, eletrodomésticos, móveis, casa… para suprir seu vicio.
O inicio do governo do Presidente Evo Morales trouxe surpresas, assim como o inicio do governo Obama e tantos outros que causaram impacto num primeiro momento. Evo Morales, em seu discurso, fez declarações que afetaram o Brasil no que se refere a nacionalização de hidrocarbonetos, que envolve exploradores petrolíferos do Brasil. Ouve um principio de crise, pressões de ambos os lados, especialmente porque a Bolívia fornece 50% do gás natural consumido por aqui, mas tudo se resolveu. Leis de importância politica vem sendo estudadas pelo Presidente Evo Morales com o intuito de transformar o país, esperamos de coração que as transformações sejam realmente positivas para o seu povo.