Mas Afinal, o que é Democracia?

Democracia

A democracia, no sentido etimológico da palavra, significa o “governo do povo”, o “governo da maioria”.
Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo).
O Estado moderno tem por sua função reestruturar a organização política, para controlar a sociedade e tornar a democracia “o governo da maioria”, efetivando dessa maneira a participação dos indivíduos nos assuntos públicos.
A sociedade e o Estado podem ser interrelacionados através dos direitos das liberdades civis individuais, que se associa como uma forma de sociedade que rompe com os valores sobre as quais ela está fundada,pois ao mesmo tempo que procura garantir o bem estar geral,ela exclui diversos grupos sociais.

Poder do Povo

História

Ao estudarmos a Revolução Francesa, compreenderemos o caráter próprio do novo estado, pois o Estado pós-revolucionário é uma continuação do Estado absolutista, do “Antigo Regime”, sendo que o novo regime adquire uma administração e necessidades sócio-econômicas também novas.
Caracterizamos a revolução como uma aniquilação da hierarquia social, política e religiosa vigente,sendo substituída por uma sociedade baseada em direitos iguais para todos os cidadãos através das reinvidicações da classe baixa que vivia na miséria.
O direito de voto,conquistado por operários do século XIX, pode simplesmente ser considerado apenas um ritual, se este não for acompanhado de transformações sociais políticas que possibilitem o progresso do Governo.

Maioria

Nossa Sociedade

Na nova sociedade em que vivemos, o sistema mercantilista destrui o particularismo do comércio local, acarretando uma regulamentação da vida econômica, submetendo o econômico ao político,ficando o Estado responsável pela economia.A maior consequência disso é o desaparecimento da singularidade do indivíduo, permanecendo o capital nas mãos do Estado.
A democracia moderna irá ganhar uma nova faceta, ao determinar-se um novo sentido a política por meio de discussão, luta e diálogo.Ao separar o econômico e o político, a liberdade é fundamentada na democracia liberal, que tenta garantir os direitos básicos do cidadão.
Na democracia encontraremos duas formas de soberania: a soberania da maioria e a soberania das leis. Uma define o papel do povo na criação das constituições e, a outra sobre a permanência das contituições criadas que regulam a vida política da sociedade.

A função do Estado democrático não é apenas o de administrar o bem estar social, mas também o da intervenção de todos na cena pública, aceitando a imperfeição da sua própria Constituição, enfatizando a idéia de que todo povo merece direitos iguais.

A igualdade política significa a igualdade dos cidadãos nos direitos trabalhistas e sociais, idéia esta defendida por uma “massa” que se auto denomina “representantes do povo”.
A democracia pode ser considerada como um valor defendido por uma “massa” que se auto denomina “representantes do povo” democracia para a sociedade se faz por meio da transparência que o governo estabelece entre a política e o povo.

Brasil

Apatia

A apatia política dos cidadãos é um problema extremamente comum da sociedade moderna, pois há um grupo ativo que se interessa por esse assunto e existem outros que se tornam passivos.Na verdade,esta apatia é considerada um conceito negativo, pois os indivíduos se ocupam com seus interesses pessoais, se esquecendo da responsabilidade social.
A época moderna que valoriza o trabalho e sua consequente riqueza,
transformou a sociedade em uma classe de trabalhadores, voltada para a satisfação material.
Sendo a democracia, não um projeto que visa tornar uma sociedade livre de imperfeições e erros, e sim um projeto que depende da vontade política para democratizar o mecanismo de funcionamento estatal.É preciso recriar a democracia com valores novos que possibilitem um progresso da liberdade política, para que todo o povo tenha direito ao voto, à justiça e acima de tudo a livre expressão de pensamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.