José de Alencar

José Martiniano de Alencar, conhecido apenas como José de Alencar é um dos mais importantes escritores brasileiros, nascido no dia 1º de maio do ano de 1929 em Fortaleza e falecido no dia 12 do mês de dezembro do ano de 1877. Entre as atividades a que se dedicou podemos citar o jornalismo, a política, a dedicação ao direito, atuou como cronista, romancista, foi também orador, critico, polemista e dramaturgo.

Biografia

Biografia

Com dedicação total ao trabalho de escritor, que era sua grande paixão, José de Alencar produziu obra muito importantes para a literatura brasileira, em especial ressaltamos seu livro “O Guarany”, com o qual ele conquistou notoriedade como escritor. Mas sua meta nunca foi conquistar a fama a qualquer preço, e suas obras foram notadamente reconhecidas pelo seu teor cultural e histórico. “O Guarany” retrata de forma poética, mas sem perder a qualidade histórica, o princípio da caminhada do nosso Brasil, também foi fonte de inspiração para Carlos Gomes compor a ópera de mesmo nome que fez grande sucesso por toda a Europa.

Resumo

Resumo

Seu primeiro trabalho foi um romance escrito aos dezoito anos de idade, que por sinal foi fruto de um acontecimento hilário descrito pelo próprio escritor que embaraçoso relembra a visita de um ilustre senhor que usou as folhas de seu romance manuscrito para acender um charuto. Aos vinte e cinco anos de idade tornou-se uma espécie de celebridades instantâneas de sua época, tendo feito enorme sucesso em um jornal onde trabalhou, mas se desgosta ao ter um de seus trabalhos proibido e se afasta do cargo. Em uma nova empreitada José de Alencar conta com o auxilio de amigos para realizar a compra de um jornal que passa por uma crise, ali eles dedicam muito de seu tempo, dinheiro e trabalho duro. Em uma das suas fases profissionais ele escreve romances que retratam ao mesmo tempo que colocam sob questionamentos o estilo de vida que as pessoas da corte levam, analisando a falta de valores de uma sociedade que transforma tudo em objeto de negociação, incluindo-se aí os relacionamentos afetivos, o que sem duvida gerou grande polemica.

José Alencar

José Alencar

No romance “Lucíola” José de Alencar deixa transparecer toda a sua decepção com a arte literária e levanta a possibilidade de abandonar essa que é sua grande paixão. Mas as frustrações se transformam em fonte de inspiração quando falamos de um grande profissional como este, e sendo assim José de Alencar segue sua trajetória de escritor na qual ainda passou por varias mudanças de estilo ocasionadas por questões ligadas a politica. Ele escreveu “Iracema”, um dos romances mais populares deste autor e profunda representação de sua ânsia de mudança, de evolução. As dicas de livros deste autor seriam muitas uma vez que suas obras são de grande importância para a literatura brasileira, não deixe de conferir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.