José Alencar

Nos últimos oito anos, o governo Lula teve altos índices de aceitação por parte da população brasileira. Apesar da sucessora do presidente ser a ex-ministra Dilma Rousseff, o vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, mais conhecido como José Alencar, também colaborou para essa boa aceitação. Alencar, que nasceu no dia 17 de outubro de 1931 em Muriaé, município de Minas Gerais, sempre será lembrado pela sua grande carreira política e também pela sua luta contra o câncer.

Carreira Profissional

José Alencar

José Alencar

Antes de começar a sua carreira política, José Alencar teve grandes sucessos na sua vida empresarial. Com 18 anos, ele abriu o seu primeiro negócio. No ano seguinte, já estava abrindo a sua própria empresa. No entanto, até a morte do seu irmão Geraldo, que aconteceu no final de 1959, ele passou por diversos negócios, aumentando ainda mais a sua influência e o seu conhecimento.

No entanto, devido ao falecimento do seu irmão, Alencar resolveu assumir o negócio dele, uma fábrica de tecidos. Com ele na direção, a empresa começou a crescer rapidamente, trazendo mais riqueza para ele. Em 1967, fez uma parceria com o deputado e empresário Luiz de Paula Ferreira e fundaram a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que, em 1975, se tornou a fábrica de fiação e tecidos mais moderna do Brasil.

Carreira Política

Índices

Índices

Ele iniciou a sua carreira política sendo eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, além de ter sido vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Com boas atuações junto a esses órgãos, José Alencar se candidatou, em 1994, para o governo de Minas Gerais. No entanto, sofreu uma dura derrota. Após quatro anos, disputou uma vaga no Senado Federal pelo estado de Minas e conseguiu se eleger com aproximadamente três milhões de votos.

No entanto, assumiu a vice-presidência em 2003, juntamente com Lula. Apesar do começo polêmico, pois foi o único a discordar da política econômica feita pelo então ministro Antônio Palocci, Alencar continuou crescendo dentro do governo, chegando a ser Ministro da Defesa juntamente com o cargo de vice presidente. Em 2006, renunciou para participar das novas eleições.

Luta Contra o Câncer

População

População

Desde o ano 2000, José Alencar luta contra um câncer na região abdominal. Ele já passou por mais de 15 cirurgias para tentar diminuir o avanço da doença. Além disso, resolveu fazer um tratamento ainda em fase de teste nos Estados Unidos, cujo resultado não foi conclusivo.

Por motivos de saúde, ele descartou a possibilidade de se candidatar a Senador pelo Estado de Minas Gerais em 2010 por achar tal ato ser injusto para o eleitor, pois sua doença avança conforme o passar dos anos. No entanto, ele foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.