CPMF

O CPMF – Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de natureza Financeira, foi uma espécie de imposto que foi instituído no Brasil no ano de 1996 com prazo de vigência pré-estabelecido. O CPMF, segundo o governo da época, deveria vigorar por apenas dois anos com o objetivo especifico de arrecadação de recursos que deveriam ser utilizados especificamente na saúde pública.

Porém, o imposto que deveria ter duração de dois anos foi prorrogado e vigorou durante 11 anos em nosso país, de 1996 até 2007, quando foi extinta.  O imposto começou a vigorar em janeiro de 97, com uma alíquota de 0,20% sobre todas as transações financeiras, e terminou em dezembro de 2007 com alíquota de 0,38%, apesar do governo tentar manter o imposto até o ano de 2011.

A justificativa utilizada para a criação do imposto até que foi valida, o maior problema era que o grande volume de dinheiro arrecadado parece que não ia para os fins a que se destinavam, e a cada nova descoberta de corrupção e de mensalões o povo se revoltava de estar pagando tributos extras para ver acontecer escândalos e farras com o dinheiro público.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.