Ciência Política

Nesses tempos de campanha eleitoral no Brasil a democracia nos permite escutar diariamente horas de propaganda eleitoral na televisão, no rádio, na internet e nas ruas, e percebemos que ao lado de poucos candidatos realmente preparados temos uma grande maioria cheia de boa vontade porém sem nenhum tipo de preparo, que não sabem sequer as reais atribuições da função que pretendem assumir.

Nesse contexto percebemos a importância de cursos como o de ciências políticas, que forma políticos e profissionais capacitados para assessorar esses políticos e empresas públicas. O cientista político é um profissional capacitado a atuar na gestão pública, analisando e avaliando a realidade política, propondo estratégias, soluções e políticas. Neste artigo nós vamos saber mais um pouco sobre os cursos de ciências políticas, sua área de atuação e o mercado de trabalho desse profissional.

Área de Atuação

Ciência Política

Ciência Política

Todas as esferas governamentais do Brasil necessitam com urgência de profissionais habilitados para propor o desenvolvimento de políticas públicas capazes de solucionar os problemas mais emergentes da sociedade brasileira. O cientista político estuda as questões sociais, políticas e culturais do país e também do mundo, além de ter um amplo conhecimento em sociologia, economia e história, enfim, uma formação bastante ampla que permite que ele possa atuar em diferentes segmentos profissionais e que contribuem muito na formação humana da pessoa.

Formação Acadêmica

Curso

Curso

O curso de graduação em ciências políticas tem duração mínima de 4 anos, e além de se deter nas disciplinas que compõem a grade curricular, o curso exige que o aluno leia muito, acompanhando permanentemente as questões sociais, políticas e culturais do Brasil e o mundo. A grade curricular é extensa e contempla as ciências humanas, com disciplinas como geografia, história, antropologia e filosofia.

Os acadêmicos estudam as questões atuais que afetam os governos e a população, segurança pública, educação, racismo, políticas de saúde, violência urbana e muitas outras. O curso de ciências políticas ainda oferece aulas práticas com pesquisa de campo, coleta, interpretação e análise dos dados empíricos.

Mercado de Trabalho

Resumo

Resumo

O mercado de trabalho para o cientista político é bem variado, e depende de sua área de interesse. Se sua pretensão é política, ele poderá concorrer a cargos eletivos e com certeza terá a formação necessária para assumir qualquer cargo tanto nos poderes Executivo ou legislativo em qualquer das três esferas.

Se desejar realmente seguir uma carreira de cientista político o mercado de trabalho se dá essencialmente nas instituições públicas, Governo federal, estadual e municipal, em qualquer um dos poderes, onde esses profissionais podem ocupar cargos efetivos ou de confiança. No entanto, atualmente empresas privadas de grande porte têm aberto espaço para esses profissionais, pois necessitam de pessoas habilitadas para as tratativas com os governos.

Com certeza esse curso de graduação deveria ser obrigatório no Brasil para todos aqueles que tivessem interesse em se eleger para cargos públicos, principalmente do Poder Executivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.