Aumento da Inadimplência

O Brasil teve no primeiro semestre deste ano um aumento expressivo da inadimplência. E como graças ao aumento da inadimplência os Estados Unidos entraram de cabeça na crise mundial, devemos estar atentos. Para que a crise não nos atinja diretamente a melhor coisa é termos mais controle de nossos gastos, e neste caso devemos apelar para uma mudança de comportamento. Algumas pessoas acham que reduzir seus gastos já é impossível e que conseguir que sobre dinheiro para investir, é algo de quem é especialista em inteligência emocional. As coisas não são bem assim, no entanto, e vamos tentar demonstrar como fugir do aumento da inadimplência.

Aumento da Inadimplência

Aumento da Inadimplência

Não é pelo fato de que o aumento da inadimplência esta tomando conta do país, que vamos querer fazer parte das estatísticas. Então mãos à obra. Passe um olhar digital sobre sua vida utilizando uma planilha de gastos. Se você não tem um computador com modelos pré-formatados, faça em um caderno mesmo. Comece já e não fique quebrando a cabeça. Deve-se contabilizar todas as entradas e saídas de dinheiro, e separar despesas fixas e extras, uma vez por semana faça o lançamento de dados. Não caia na armadilha da duplicidade boicotando seu próprio trabalho, sem disciplina nada adianta. Se a tabela for rigorosa você pode começar a estudar os excessos que podem fazer ou já fazem você cair na armadilha do aumento da inadimplência.

Brasil

Brasil

E as dicas para ajudar a economizar são simples. Por exemplo nunca coloque todo seu dinheiro na carteira ao sair de casa. Você precisa ficar livre do pagamento dos juros, portanto fuja dos bancos e de compras a prazo. Em vês de freqüentar restaurantes, reúna seus amigos em casa. Diminua as idas ao cabeleireiro e a manicure, loque menos filmes e reavalie seu guarda roupas. Evite andar de táxi. Em março deste ano, o Procon avaliou o juro médio do cheque especial em 9,17% ao mês. Uma granada na testa de quem está envolvido no aumento da inadimplência e deve no cheque ou no cartão. Se for seu caso, procure o banco e renegocie sua dívida. Se não puder evitar o cartão de crédito não tenha um surto de cólera.

Crédito

Crédito

Fique apenas com um e respeite o limite que sua planilha de gastos lhe dá. As compras devem ser feitas respeitando uma lista feita com rigor. Os gastos feitos com lazer devem ser substituídos por chances de investimento na Caderneta de Poupança ou até um CDB que rende mais. Dê lições de cidadania a si mesmo e procure as companhias de serviços essenciais como água, luz e gás e peça cálculos sobre o consumo ideal passando a segui-los. Embora os telejornais estejam noticiando que O aumento da inadimplência está batendo recordes neste meio de ano, podemos encontrar nosso próprio ponto de fusão interna e nos tornarmos poupadores disciplinados. Ou pelo menos evitarmos de ser gastadores indisciplinados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.