Arruda e a caixa de Pandora

José Roberto Arruda está protagonizando um dos maiores escandalos politicos dos ultimos tempos, talvez o escandalo de maiores proporções a ser desvendado no Brasil desde o impechman do ex-presidente Collor de Melo. Arruda é o atual governador do Distrito Federal e no momento em que escrevemos este artigo se encontra preso no prédio da Polícia Federal de Brasília.

Arruda

Vida Privada

José Roberto Arruda nasceu na cidade mineira de Itajubá em 05 de janeiro de 1954, filho de José Arruda de Carvalho e de Maria Aparecida Campos Arruda. Formado em engenharia eletrecista, casou-se com a namorada de infância Angela Arruda com quem manteve seu casamento por 20 anos e teve 3 filhos. Atualmente e casado com a atriz Mariane Vicentine e tem 7 filhos, pois adotou os 3 filhos do amigo Carlos Antunes que morreu em um acidente, e alguns anos mais tarde adotou outro menino. Já escreveu um livro entitulado, Lúcia, a mãe de Glauber.

Mulher

Vida Pública

Sua vida pública teve inicio na década de 70 quando assumiu o cargo de diretor da Companhia Novacap, na década de 80 foi diretor da Companhia Energética de Brasília – CEB. Neste período estreitou sua relação com tradicionais politicos e assumiu o cargo de chefe de gabinete do governador de Brasília Joaquim Roriz ainda no seu primeiro ano de mandato, passando depois para a pasta de Obras onde foi um dos responsáveis pelo metro de Brasília, que foi embargado por suspeitas de irregularidades. Em 1994 assume seu primeiro mandato político como senador eleito pelo Partido Progressista – PP. Em 1995 concorre ao governo do Distrito Federal pelo PSDB, contra seu ex-amigo e correligionário Joaquim Roriz, que se elege, ficando Arruda em terceira colocação. Em 2001, ainda como senador da república envolve-se no escandalo de violação do painel eletronico do Senado e primeiro alega inocencia para logo depois pedir sua renuncia numa manobra que o livrou do processo de cassação que o tornaria inelegível por muitos anos. Filia-se ao PFL, e elege-se em 2002 o Deputado Federal mais votado do DF. Em 2006 elege-se no primeiro turno para o cargo de governador do DF. Em fevereiro de 2010, é afastado do cargo através de ordem Judicial, que pede sua prisão preventiva no processo que investiga esquemas de corrupção envolvendo Arruda e outros politicos brasileiros.

Operação Caixa de Pandora

A Operação caixa de pandora teve inicio em novembro de 2009 com apreensão de computadores e documentos no gabinete do governador, dos seus secretários e na sua residencia oficial, além de dolares, euros e reais. Arruda demite os secretários envolvidos e a Câmara protocola 10 pedido decontra o governador. Varios políticos brasileiros e empresas aparecem envolvidas numa imensa rede de corupção e é publicado um video com arruda recebendo dinheiro. Em dezembro de 2009 ele fica sem partido, e as investigações diminuem de ritmo. Em janeiro de 2010 o STJ autoriza a quebra de sigilo bancário do governador e outros envolvidos na Operação Caixa de Pandora. Em 11 de fevereiro de 2010 é decretada a prisão preventiva do governador por tentativa de suborno de um jornalista, testemunha do processo. O pedido de harbeas corpus foi negado e o governador permanece preso.

Impeachment

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.