O vendedor de sonhos é um livro escrito por Augusto Cury, o que por si só já recomenda a leitura do livro, entre as dicas de livros. Augusto Cury tem 50 anos, é médico, psicoterapeuta, psiquiatra e escritor de sucesso em vários países, sendo que somente no Brasil já foram vendidos mais de 5.000.000 de livros do conceituado autor. Pesquisador sobre o desenvolvimento da inteligência e a qualidade de vida, com uma abordagem na construção dos pensamentos e da emoção e sua dinâmica, já recebeu muitos títulos importantes do mundo cientifico e universitário em vários países do mundo, onde seus estudos tem sido apreciados, afinal, um livro, um mundo de emoções.
O vendedor de sonhos conta uma história um tanto inusitada, um professor esta a beira do suicídio e um homem desconhecido e maltrapilho o convence de desistir do ensejo, e passa a vender sonhos para as pessoas garantindo que é isso que irá salvar a humanidade. Três linhas é nada para descrever a trama desse romance, que conta em sua trajetória com a beleza da exploração da psique humana, pelas mãos de Augusto Cury, levando o leitor a um mundo ainda pouco conhecido para a maioria das pessoas, suas emoções e seus próprios sentimentos e desejos. Como fundo para a história de ficção Augusto Cury nos faz refletir sobre a ordem social e a cultura religiosa de cada um.
O vendedor de sonhos tem sua história narrada por um professor chamado Julio César que tentou se suicidar, se atirando do alto de um prédio. A polícia, e um psiquiatra renomado tentam dissuadi-lo da idéia sem lograrem êxito. Um homem desconhecido e maltrapilho que passa por ali, assiste a situação e resolve interferir. Sem ligar para as autoridades que tentavam conduzir a situação o vendedor de sonhos tenta salvar o suicida e o convence a não saltar. A partir daí começa a verdadeira história do livro. O vendedor de sonhos começa a apregoar que o mundo contemporâneo se transformou em um manicômio e que todos somos coniventes e construímos essa sociedade, instalando uma duvida inquietante na mente de todos e uma resposta difícil.
Uma obra que emociona e leva o leitor a refletir sobre a sociedade moderna e os valores que aceitamos como nossos, no desenrolar da história o vendedor de sonhos vai ganhando vários discípulos, sendo o primeiro o professor Julio César, mas ganha também inimigos, como a poderosa empresa de tecnologia, a “Megasoft”, a quem as idéias do vendedor prejudicam diretamente. Resta a pergunta: o vendedor de sonhos é um louco ou um sábio? Na trajetória do vendedor de sonhos os seus leitores irão rir, chorar, se emocionar e refletir. É um daqueles livros que com certeza vale a pena ser lido. Augusto Cury nesta obra revela que é um verdadeiro doutor da mente humana, pois através de um romance muito bem escrito é capaz de nos conduzir a refletir sobre toda a trajetória da escola da vida, sua saúde e beleza, nossas opções e nossos valores.