Morte de Osama Bin Laden

Na noite do dia 1º de Maio de 2011, enquanto o mundo ainda se encantava com o recém-matrimônio da Princesa Kate Middleton com o Príncipe Willian, filho da Princesa Diana morta em um acidente automobilístico em 1997, Barack Obama dava o aval para a invasão de uma mansão localizada em Abbottabad, cidade Paquistanesa. As principais autoridades dos EUA seguiam, aflitos, cada passo dos soldados por entre a fortaleza. Até um helicóptero teve que ser abatido, por problemas técnicos. Foi observado que a mansão não possuía janelas muito ‘’chamativas’’. Até que, depois de uma conturbada entrada, sendo recebidos a tiros e os soldados revidarem, matando alguns deles, eis que chegam ao terceiro andar da casa, onde encontram o alvo da missão. Um homem barbudo, com vestes mulçumanas, não apresentou resistência.  Ao realizar um movimento brusco, o homem acabou sendo alvejado e morto pelos soldados. Ao fazerem os procedimentos necessários para a identificação do cadáver, como o exame de DNA, constatou que o homem era o terrorista mais procurado de todo o mundo: Osama Bin Laden. O homem que ordenou os ataques as Torres Gêmeas e o Pentágono no longínquo ano de 2001. Mas como os EUA conseguiram localizar o esconderijo de Bin Laden? Essa é uma questão que será sanada neste artigo, a seguir. Vamos lá?

A Caçada Ao Terrorista

A caçada começou pouco tempo depois dos ataques de 11 de setembro, quando foi revelado que Bin Laden ordenou o que os aviões fossem lançados contra os imponentes edifícios de Nova York. George W. Bush iniciou, então, a ‘’Guerra contra o Terror’’, em 2003. Antes de finalmente o terrorista ser detido, isso se perdurou durante mais de 10 anos, havia muitas suposições sobre a sua verdadeira localização. Alguns acreditavam que Bin Laden estava escondido na fronteira do Afeganistão e Paquistão, uma área bastante montanhosa e rochosa. Até mesmo sua morte foi citada em 2006, em um jornal francês. A publicação dizia que Bin Laden havia falecido por consequências decorrentes de tifo, doença transmitida geralmente por piolhos, em agosto daquele ano. Porém, pouco mais de um ano depois dessa publicação, em setembro de 2007, um vídeo foi divulgado contrariando o jornal, onde mostrava um Bin Laden forte e aparentemente bem de saúde, sendo que, nessa aparição, a sua barba está tingida. O governo dos EUA, numa busca incansável a na ânsia de colocar as mãos em Bin Laden, ofereceu o equivalente a 25 milhões de dólares para quem entregasse pistas claras ou referências sobre a localização do terrorista. Já em 2007, a recompensa foi duplicada, passando a pagar 50 milhões de dólares.

A Ação dos Soldados -1º/2 de Maio de 2011

O plano da captura de Osama Bin Laden já vinha sendo arquitetado durante um tempo. Começou com a descoberta de que o terrorista pudesse estar escondido em uma mansão na cidade de Abbottabad, Paquistão. De acordo com a investigação, tal mansão foi construída entre 2003 e 2005, e serviu, durante cerca de 6 anos, como esconderijo do terrorista. Entretanto, ninguém ao redor da mansão sabia da existência de uma pessoa tão procurada no mundo todo. Sabiam apenas que havia um homem chamado apenas de ‘’mestre’’. Nunca ninguém viu ou ouvir falar do nome de Osama. Naquele dia de 1º de maio de 2011, enquanto todo mundo comemorava o dia do Trabalho, Barack Obama estava reunido com autoridades, para acompanhar o desenrolar das ações dos soldados, que haviam recebido a autorização de Obama no dia 29 de Abril para que o complexo fosse atacado. Nesse dia, o presidente norte-americano se reuniu com outras autoridades, para finalmente permitir a ação.

A Entrada na Mansão

Quase na madrugada do dia 1º para o dia 2, os soldados começaram a se deslocar até a mansão onde estaria escondido o alvo. Embora estivesse de helicóptero, o barulho não iria deixar em alerta os ocupantes da casa, visto que, como o lugar onde a casa situava era um local com bases militares, barulhos de helicópteros e outras aeronaves eram constantes, ou seja, o ruído dos helicópteros em nada iria mudar a rotina da casa, os que estavam dentro da residência nem desconfiariam do ataque que estava pra ocorrer mais tarde. Os helicópteros começam a se aproximar do esconderijo, e traçavam os últimos comandos dentro da aeronave. O plano inicial era a descida dos soldados por meio de cordas, a fim de atingir o 3º andar da mansão, onde se supunha estar Bin Laden, dormindo. Só que os mesmos não contavam com um imprevisto. Um dos helicópteros que fazia parte da operação entrou em pane, e caiu sobre o alto muro da mansão. Neste momento, o sucesso da missão estava por um fio. Ao ver que o helicóptero não tinha a menor chance de voltar a operar, decidiram por abatê-lo. E, então, tiveram que adentrar pelo térreo. Essa foi a parte mais delicada da missão. Os movimentos dos soldados envolvidos na operação deviam ser bastante silenciosos e, o mínimo barulho poderia despertar a atenção dos moradores da mansão, que contava com um complexo de vigilância de última geração nos arredores da fortaleza. Apesar de o trabalho ficar ainda mais complicado pelo fato de os soldados adentrarem por terra e não por cima, eles sabiam várias informações cruciais sobre o interior do edifício, até mesmo se tal porta abria por fora ou por dentro. Depois de entrar pela casa de hóspedes, e matarem 3 pessoas, que faziam parte dos empregados da casa, chegaram na mansão. O primeiro andar, contudo, estava totalmente vazio. Somente no segundo é que encontraram um dos filhos de Bin Laden, o matando sem que o mesmo pudesse reagir. Logo, chegaram ao andar onde estava Osama. Antes de chegar ao andar, os soldados viram um vulto se mexer, e atiraram nele. Quando fizeram as identificações necessárias, foi constatado que o homem era o terrorista.

Depois da Ação

Depois de confirmada a morte e a identidade de Osama, o seu corpo foi transportado, de helicóptero, para um porta aviões no Mar Arábico. Depois de todos os procedimentos para o sepultamento, seguindo preceitos mulçumanos, o corpo foi jogado ao mar.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.