Como Colocar a Vida Financeira Em Ordem?

Quem tem não o cuidado de tomar conta da vida financeira pode correr o risco de ficar com dores de cabeça por longos períodos. Quanto maior tempo de desorganização mais período irá demorar a colocar tudo em dia.

Como Colocar a Vida Financeira Em Ordem?

Como Colocar a Vida Financeira Em Ordem?

Conta Poupança

Conta poupança representa ponto fundamental para começar a poupar dinheiro com sabedoria, ou seja, ganhando rentabilidade com a renda. Não se pode ignorar o fato de que excesso de impostos deduzidos de pagamentos de investimentos são causas de preocupações consideráveis por grande parte dos investidores.

Estas taxas não existem na poupança, embora a renda seja bastante inferior de grande parte dos investimentos da atualidade. Importante encarar também ela como espécie de fundo de emergência sem tributação. Possui saque rápido e com baixo nível de burocratização por parte das instituições bancárias.

Conta Poupança

Conta Poupança

Anotar Os Gastos

Normalmente as pessoas que se descontrolam com os gastos não anotam todas as despesas correntes por mês. Esse pode se um bom exercício para começar o controle. Depois de retomar as rédeas das finanças pessoais se faz necessário continuar com as anotações para não voltar ao descontrole.

Anote com o máximo de atenção as despesas, sejam elas fixas ou variáveis, dentro do caderno ou mesmo na planilha do computador. No sentido de não perder o controle do cartão de crédito as pessoas podem acessar as despesas do cartão de crédito e comparar com os dados preenchidos de modo pessoal. Tenha em mente que o banco pode lançar cobranças indevidas por engano.

Começo Do Ano

Não se esqueça do anotar os dados referentes às despesas extras que podem surgir no caminho de qualquer pessoa. Dependendo do número dos gastos o orçamento pode ficar comprometido em níveis consideráveis. Matrícula escolar, material de escola e os carnês de IPTU ou IPVA são gastos naturais no começo do ano. Não se esqueça dos valores gastos com presentes de natal e outras datas comemorativas, como os aniversários dos filhos, presente do dia das mães, entre outros.

Planejar As Férias

Caso já saiba de modo prévio em qual mês vai entrar de férias uma solução interessante está em reservar com antecedência e garantir descontos que podem alavancar o orçamento.

De acordo com pesquisa do Núcleo de Economia dos Transportes (NECTAR) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) os preços das passagens de avião no Aeroporto de Cumbica podem ter 55% de desconto em média quando comprados com prazo de pelo menos sessenta dias de antecedência.

Educação Dos Filhos

Logo que o seu filho nascer é necessário abrir conta poupança e realizar depósitos mensais e ao mesmo tempo contar com o lucro das variações de juros compostos. Entre todos os investimentos concretos da atualidade a poupança está entre as modalidades que trazem menor rentabilidade.

Grande parte das pessoas no mundo possui este tipo de necessidade. Não caia na ilusão de que ainda falta muito tempo porque quando menos se espera o momento está próximo de acontecer.

Os preços aumentam em cada ano, tornando o acesso ao ensino superior privado algo difícil de acontecer. Se levar em conta que crianças entram na escola com três anos de idade e concluem o curso superior com vinte anos, então existem dezessete anos a serem bancados e estudados por parte dos pais.

A inflação faz os preços subirem em níveis desproporcionais do que a população de classe média pode pagar. Os pais que não se preocupam de maneira prévia correm sérios riscos de verem os filhos sem cursar a sonhada faculdade.

No momento de planejar o futuro logo surgi na cabeça à necessidade de comprar casa nova, carro e aposentadoria. Todas são modalidades importantes que necessitam de cuidados por parte dos investidores. No entanto, talvez o melhor investimento que se pode fazer aos filhos está na educação.

Pagar à Vista

Especialistas apontam que pessoas quê pagam a vista possuem maiores chances de gastarem menos com as compras de produtos e serviços. Consumidores que optam por pagar no ato possuem maiores reservas financeiras disponíveis para investir com segurança, como na conta poupança, contando com remunerações garantidas ao final do mês.

Não se pode ignorar o fato de que os cartões de créditos e débito tornaram simples a vida das pessoas. Não é necessário inclusive ter que pagar as contas quando existem planos de débito automático. Compras são feitas em poucos segundos, independente dos valores envolvidos na negociação.

Atenção! Tenha em mente de que a facilidade acarreta certo tipo de custo. Usando os cartões se pode perder o controle com facilidade do dinheiro que está sendo gasto. Por este motivo que de maneira psicológica pagar no ato pode ser mais custoso. Pessoas possuem maior tendência de economizar notas do que plástico (cartão de crédito).

Não se pode ignorar o fato de que para amentar os limites do crédito na praça os bancos também colocam nas alturas a taxa de administração do dinheiro que está dentro da conta.

Neste sentido, solicitar menos crédito pode simbolizar economia nas mensalidades por taxas administrativas em níveis consideráveis. Ligue para o gerente e se surpreenda em saber quanto esse valor pode cair conforme a diminuição do crédito e cheque especial para fazer compras.

Vale ressaltar que não se faz necessário realizar processo doloroso para juntar dinheiro. Algumas vezes o foco fica centrado em como ganhar renda extra quando na verdade o segredo está em conter algumas contas tidas como superficiais ou com preços exacerbados.

Cuidado Com o Limite Do Cheque Especial

Talvez o maior erro das pessoas que não estão com orçamentos controlados esteja em contar com o valor do cheque especial no salário. Fique com a atenção redobrada! Apenas vale a pena entrar no vermelho de modo constante por causa de momentos emergenciais, caso dos problemas de saúde, por exemplo.

O hábito de incorporar o cheque especial ao salário pode trazer o descontrole financeiro no próximo momento de imprevisto pelo caminho. De acordo com a ANEFAC a taxa de juros traz cerca de 9% de cobrança. Especialistas indicam que a solução está em economizar ao máximo para sair da armadilha e na sequência fazer o máximo para não voltar à condição.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.