Com a proximidade do dia das mães, viemos aqui lembrar das muitas mães solteiras que existem atualmente, afinal, elas são guerreiras em sua caminhada, muitas vezes tendo de abrir mão de muitas coisas para cuidar de seus filhos. Nunca se viu, em tempo algum, um número tão grande de mães solteiras como na atualidade, e os motivos para isso são os mais variados possíveis. Você entende porque uma mulher bonita e poderosa como a Xuxa, decidiu ser mãe solteira? Este é apenas um exemplo desta inusitada situação, a Xuxa fez uma opção racional, muito bem pensada. Mas infelizmente não é o que acontece com a maioria das mulheres que criam seus filhos sozinhas. Cada vez mais cedo as nossas jovens iniciam sua vida sexual, seja com seus namorados ou não, apenas ficando com este ou aquele menino, e é exatamente assim que se acaba o sonho de menina de muitas adolescentes, através de uma gravidez indesejada.
Todos sabem que a sabedoria vem com a idade, mas infelizmente adolescentes não tem muita paciência nem depositam muita credibilidade nas orientações das pessoas mais experientes que só querem ajudar, evitando uma drástica modificação em suas vidas. Ser mãe solteira não é mais uma de suas brincadeiras de criança, mas sim um compromisso sério para o qual essas meninas não se sentem preparadas, mas se vêem sem opção. É bastante comum que os pais das crianças não assumam suas responsabilidades, ou ainda acontece de as meninas não saberem quem é o pai, ou porque se viram uma noite apenas ou porque mantiveram relação com mais de um menino no mesmo período.
Qualquer uma dessas situações é muito triste e demonstra uma total falta de responsabilidade, daí fica a pergunta, quais são as chances dessas histórias terem finais felizes? É admirável a atitude de meninas que ao se tornarem mãe solteira assumem a responsabilidade, ao mesmo tempo que gera um sentimento de pena pela juventude de certa forma interrompida por uma sobrecarga de compromissos. Trata-se de uma situação penosa, bastante difícil onde o apoio da família é essencial para que a mãe solteira possa enfrentar a situação da melhor forma possível, mulheres são fortes, mas sempre precisam de apoio.
Sem duvida será muito melhor se o pai da criança possa se fazer presente, mesmo que separado da mãe do bebe. Quando o apoio dos familiares acontece a situação toda flui de forma mais harmoniosa para a mãe e conseqüentemente para o bebe que vem vindo. E logo começam os preparativos para a chegada do bebe, todos se envolvem escolhendo nomes de bebes, preparando o espaço para ele, vendo enxoval, etc. Este é o começo de uma longa jornada que dura enquanto houver vida, mão e filho é um vinculo eterno, que precisa estar alicerçado com os melhores laços de afeto e ternura, apesar das diversidades da vida.