Selos Postais

Utilizados em cartas ou cartões postais, por mais antigos que esses meios de comunicação possam ter se tornado com o surgimento da internet, os selos ainda continuam sendo produzidos. Ele é uma estampa que tem o objetivo de comprovar que o remetente pagou os impostos do serviço postal, que é garantido por lei.

Estampa

O selo é nada mais um adesivo, cujo tamanho de um retângulo e deve ser anexado na carta ou no envelope antes de ser enviado. Além disso, ele pode possuir desenhos referentes a qualquer lugar, pessoa ou objeto. A figura que aparece nele não interfere em nada o seu custo, apenas atraem pessoas que colecionam ou estudam os selos, chamado de Filatelia. Ocorrem anualmente encontros dos colecionadores e estudiosos de selos.

História dos Selos

O primeiro selo inventado foi em maio de 1840, na Inglaterra. A ideia de criar um papel que servisse como meio para o pagamento dos impostos com o envio e recebimento da carta foi do inglês Sir Rowland Hill. Entretanto, o seu criado foi Penny Black. Antes da sua invenção, quem pagava os impostos era o destinatário. Assim, muitos não pagavam as tarifas, ocasionando um grande número de pessoas que devolviam as cartas.

Pagar

No Brasil, o primeiro selo criado foi o “Olho de Boi”, em agosto de 1843. Foi o terceiro selo emitido em todo mundo. O valor dele variou entre 30, 60 e 90 réis. A maior tiragem foi a segunda, com aproximadamente 1,336 milhões de exemplares vendidos.

Tipos de Selo

Existem diferentes tipos de selos. Apesar da aparência ser quase a mesma, o objetivo principal da produção dele não é apenar de servir como comprovante do pagamento das taxas pelo remetentes, mas também para marcar uma data especial, por exemplo. Devido a grande diversidade da produção de selos, é comum os responsáveis organizarem coleções, reunindo todos os selos feitos no período.

O conjunto de um ou mais selos feitos para comemorar uma data especial ou algum acontecimento marcante para um país recebe o nome de Bloco Comemorativo. Muitas vezes, esses blocos marcam uma série de fatos relevantes. Em alguns casos, esses selos são vendidos separadamente ou em uma cartela com todos.

Comemorativo

Outro tipo comum são os Selos Comemorativos. A sua emissão consiste apenas em registrar algum fato, data, homenagem ou evento que aconteceu naquele dia, em âmbito nacional e internacional. Esse tipo é muito confundido com os Selos Especiais, entretanto, esse último é produzido com base em certo público, por exemplo, um selo de algum time brasileiro de futebol.

Por fim, existe o selo ordinário, que é aquele que é produzido anualmente com uma tiragem ilimitada. A sua função não é comemorar alguma data especial ou prestar uma homenagem, mas apenas servir como comprovante. O seu prazo de circulação também é indefinido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.