República da Espada

Durante a chamada República Velha (Proclamação da República até a Revolução de 30) houve um período conhecido como República da Espada. Esse nome vem do fato de os dois primeiros presidentes do Brasil República terem ligações militares, Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Durante esse período, a República passou por grandes dificuldades, uma vez que aconteceram várias revoltas que a colocaram em risco. Dentre os inúmeros problemas, Deodoro da Fonseca renunciou a presidência em 1891 porque tomou providências em vista a fechar o congresso e assim tirar o caráter democrático da república.

República da Espada

República da Espada

Outra atitude contrária aos interesses da República foi tomada por Floriano Peixoto, que como vice de Fonseca, assumiu a presidência e contrariando a constituição impediu que fosse realizada uma nova eleição. Peixoto ficou conhecido como um ditador já que centralizou o poder e despediu todos do Governo que apoiavam Fonseca.

Quando Peixoto deixou a presidência a aristocracia cafeeira assumiu a supremacia política assim como já havia dominado a supremacia econômica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.