Reinvenção da Roda

Reinventar a roda é um termo ou ainda uma metáfora idiomática muito utilizada, para descrever uma situação quando alguém se vale de uma técnica ou uma solução que já faz parte do senso comum para resolver novos problemas. A inspiração para essa metáfora reside no fato de que a roda é um invento básico que acompanhou e impulsionou o desenvolvimento da civilização humana, sendo imprescindível para sua evolução.

Cultura

A roda

Apesar de todos os avanços tecnológicos existentes atualmente, a roda é um instrumento tão simples e que foi inventado há milênios que ainda hoje permanece insubstituível e vital para a vida humana, estando presente em quase todos os equipamentos utilizados pelo homem, desde os mais singelos até os mais sofisticados. Todos o motores e máquinas utilizam a roda e nem mesmo a máquina do computador mais moderno com o mais avançado sistema de internet é capaz de funcionar sem a roda. Acredita-se que a origem da roda tenha sido com a utilização de troncos de árvores como rolos para diminuir o atrito entre dois planos, e mais tarde esse rolamento teria se transformado em um disco, e a necessidade de lubrificar seu eixo teria dada lugar aos buracos no centro e a roda como a conhecemos. Isso deve ter acontecido há mais de 3 mil anos, e desde então a roda foi sendo utilizada para os mais diversos fins, acompanhando a evolução do homem, adaptando-se as diversas necessidades, sem no entanto sofrer grandes transformações. Atualmente contudo, alguns cientistas e estudiosos garantem que reinventaram a roda, na verdade, criaram adaptações importantes e criativas para a roda, que permanece a mesma.

Reinvenção da Roda

A roda para veículos off-road – pumplon wheel

Um pesquisador desenvolveu o roda ideal para ser utilizada em carros e veiculos off-road, ou seja, carros, motos e utilitários que trafegam em terenos acidentados, seja como passeio, trabalho, transporte ou mesmo competições. A roda reinventada por este pesquisador tem a capacidade de se comprimir ou se expandir de acorco com a necessidade do terreno, o que deve dar mais flexibilidade e segurança aos veículos. O projeto vem sendo  desenvolvido pelo professor universitário Osmar Vicente Rodrigues, que leciona desenho industrial na Universidade de São Paulo- Bauru, e já é reconhecido no Brasil e no exterior como o reinventor da roda, uma super-roda, capaz de se adaptar a qualquer tipo de superfície, e que deve chegar a fase industrial um poucos anos.

História

Roda de Copenhage

A segunda reinvenção da roda  vem do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, nos Estados Unidos. Trata-se do projeto de uma roda que deve ser utilizada especialmente na fabricação de bicicletas, a roda de Copenhage. A grande sacada desta roda é que ela possui um dispositivo que deverá armazenar energia, assim quando o ciclista vem pedalando e freia sua bicicleta, ou desce uma ladeira em grande velocidade aquela energia cinética é acumulada num reservatório, e quando ele andar em terrenos difíceis, que precisar energia sobressalente, esta poderá ser utilizada. A roda de Copenhage deve dar inicio a geração do ciclismo 2.0, oferecendo aos ciclistas a capacidade de armazenar a própria energia produzida para momentos oportunos, em subidas ou terrenos difíceis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.