Ada Lovalace foi a condessa de Lovelace, nasceu em 10 de dezembro de 1815 e viveu até 27 d novembro de 1852. O seu nome de batismo era Ada Augusta Byronn King, mas o nome Ada Lovalace ficou conhecido como a da escritora inglesa e matemática, que primeiro escreveu um algoritmo processado por uma máquina. A máquina na qual foi processado o algoritmo de Ada foi criada por Charles Babbage.
Sendo assim, Ada Lovelace entrou para história com a primeira programadora. Pelo feito de ter desenvolvido os algoritmos que tiveram os seus valores computados. Além disso, ela ainda publicou falando sobre a máquina analítica, uma coleção de notas.
Ada Lovelace era filha de um poeta, o Lord Byron, aliás, nascida no dia 10 de dezembro, foi a sua única filha do casamento com Anne Isabella. O poeta teve outros filhos, mas todos fora do casamento com a mãe de Ada.
O casamento dos pais de Ada Lovelace não durou muito tempo, ele deixou Anne Isabella pouco depois do nascimento da filha legítima, assim como saiu da Inglaterra. Depois do fim do casamento, passados 4 meses, o pai de Ada Lovelace saiu do país. Ele morreu ainda jovem, quando Ada tinha somente 8 anos, na Guerra da Independência Grega.
A Aproximação de Ada com a Matemática
Quem promoveu o interesse de Ada Lovelace pela lógica e pela matemática foi a sua mãe. Isso aconteceu no momento em que a filha continuava a procurar saber sobre o pai que as havia deixado e na época, já estavam orto. Mesmo assim, a mãe da matemática não deixou de realizar um dos seus desejos em relação ao pai, aquele de ser enterrada ao lado dele.
Com o incentivo da mãe e suas aptidões naturais, Ada, na juventude tinha uma ótima relação com Charles Babbage, um colega matemático britânico. A amizade também se transformou em uma parceria de trabalho e o principal deles, a Máquina Analítica.
Ada continuou trabalhando no assunto e cada dia mais se envolvendo com a matemática. Entre os anos de 1842 e 1843, interessada pelo trabalho do italiano Luigi Menabrea, fez a tradução de uma das suas obras e ainda fez algumas anotações suas. O livro foi chamado por Ada de “Anotações”. E entre essas notas, tem um o algoritmo que foi processado pela máquina de Babbage. Para muitos, esse foi o primeiro programa de um computador.
Outra passagem importante de Ada Lovelace para a matemática foi o seu projeto que desenvolvia a capacidade dos computadores. Ada foi além do que todo mundo fazia na época, que era reduzir o computador a processamento de números, incluindo o próprio amigo Babbage.
Além da matemática, Ada demonstrava interesse pelo lado “poético” das coisas e nas suas notas é possível observar que sua curiosidade sobre a Máquina Analítica ia muito mais além. Ela fazia observações sobre a sociedade, as pessoas e o modo como elas tinham relação com a tecnologia como parte integrante de colaboração.
A Vida Pessoal de Ada Lovelace
Nascida na Inglaterra na cidade de Londres, no ano de 1815, Ada filha de Anne Isabella Milbanke e George Gordon Byron não foi bem recebida pelo pai. O poeta queria ter um filho homem e não escondeu a tristeza ao ver que tinha nascido uma menina.
O nome de Ada, Augusta foi dado pelo pai fazendo relação a outra filha do poeta, fora do casamento, que também se chamava Augusta, cujo sobrenome era Leigh. Já Ada foi o “apelido” dado pelo próprio pai e que a menina passou a usar sempre.
Ada foi viver com os avós maternos em janeiro de 1816, em Kirkbu Mallory. Na época, a matemática tinha somente 1 mês de idade e a mudança aconteceu devido a um pedido do seu pai a esposa.
Na época, quando um casal se separava na Inglaterra, a lei dava aos pais o direito de ficar com os filhos, mas no caso da família de Ada, o seu pai não quis ficar com a menina. Ele ficava sabendo sobre Ada através de uma das suas irmãs.
A separação oficial dos pais de Ada saiu em abril do mesmo ano em que a mãe e a filha deixaram a casa. Mas, o pai de Ada apesar de não mais viver com a mãe dela não queria assinar os documentos para oficializar o fim da união.
Uma vez oficialmente separado de Annabella, o pai de Ada deixou a Inglaterra para nunca mais voltar. Por outro lado, a mãe de Ada irritada com a separação passou constantemente a falar mal do comportamento que o marido teria tido durante todo o tempo em que foram casados.
A confusão na família de Ada fez com que todo mundo a conhecesse, mas na verdade, a filha nunca teve contato com o pai, por conta da separação complicada entre ele e sua mãe.
O pai de Ada morreu quando ela tinha somente 8 anos, era 1824 e sua mãe até então e continuou sendo assim, não deixava que a filha visse fotos do pai. Ela só conseguiu ver uma foto dele quando completou 20 anos. E sua mãe em 1856 se tornou Baronesa.
Quando Ada fez a Grande Descoberta que Entraria Para História
Ada fez a tradução da palestra do engenheiro italiano Luigi Menabrea a pedido do seu amigo Charles Babbage, que tinha assistido o encontro em 1824, em um seminário em Turim, na Itália. A tradução feita por Ada foi do francês para o inglês, uma vez que a palestra tinha sido publicada em francês e se encontrava em uma biblioteca da França.
Ada demorou quase um ano para concluir a tradução na qual ainda acrescentou suas anotações pessoais. Porém, somente quase depois de 100 anos das sua morte, em 1953, as anotações que ela tinha feito sobre a Máquina Analítica foram publicadas, passando a ser reconhecido como o primeiro modelo de computador e um software.
As notas de Ada Lovelace ao serem publicadas foram usadas letras do alfabeto para classificá-las, de A a G e é no G que Ada fala sobre o algoritmo e também sobre a Sequência de Bernoulli. Da sua publicação em diante passou a ser considerado o primeiro algoritmo pensado para incrementar o computador e por isso, Ada passou a ser considerada a primeira programadora. Porém, ela não viveu para ver a construção da máquina.