Politeísmo

Politeísmo é a crença e adoração à múltiplos deuses. Geralmente estes deuses são divididos em funções distintas e tem algumas características humanas. Isto era particularmente verdade para as religiões da Grécia e Roma antigas. Em outras culturas politeístas como no Egito, os deuses tomam forma e características de objetos e criaturas encontrados na natureza, como árvores, ervas sagradas, animais, etc.

Origens e estrutura

Politeísmo

Politeísmo

A crença em vários deuses é provavelmente o resultado de uma crença anterior não muito definida em espíritos, demônios e outras formas sobrenaturais. Estas crenças são similares ao “animismo”, crença em ancestrais e adoração de totens. No entanto, no politeísmo estas forças sobrenaturais são personificadas e organizadas em uma família cósmica.

Esta “família” torna-se o núcleo da crença de uma determinada cultura e é usada para explicar fenômenos naturais e estabelecer o papel desta cultura no universo. Geralmente, o número de deuses se expande à medida que o sistema de crenças dessa cultura evolui, resultando em um sistema hierárquico de deuses. Com o tempo, alguns deuses menores tem sua importância reduzida ou desaparecem completamente.

Politeísmo x Monoteísmo

Liberdade

Liberdade

Ao contrário das religiões monoteístas (por exemplo: cristianismo, judaísmo e islã), raramente há uma verdade absoluta associada às crenças politeístas. Idéias de moralidade se tornam mais relativas à cultura e ao indivíduo. Cada seguidor é livre para adorar o deus de sua escolha à sua maneira. Como resultado há maior liberdade de comportamento, porém com essa flexibilidade há uma certa falta de propósito maior e conceitos como salvação eterna, que fundamentam a confiança e a fé dos seguidores de crenças monoteístas.

No mundo antigo

Sistema

Sistema

O politeísmo era bastante difundido no mundo antigo. Os egípcios tinham um sistema de crenças altamente desenvolvido baseado na existência de várias divindades. Estas eram o centro da cultura egípcia e ainda fascinam admiradores da cultura egípcia até hoje. Os antigos gregos também possuíam um complexo sistema de mitos baseado em vários deuses.

Os deuses gregos geralmente tinham forma e personalidade humanas e em muitos casos interferiam diretamente com as atividades humanas. Quando os romanos conquistaram os gregos e assimilaram sua cultura, absorveram grande parte de sua religião politeísta. Além destes povos o politeísmo era difundido em culturas antigas na Ásia, África, Europa e América pré-colonização.

No mundo moderno

O politeísmo ainda representa muito do mundo hoje em dia. Com exceção das religiões monoteístas a maioria das religiões do mundo é politeísta. O hinduísmo, o budismo mahayana, confucionismo, taoísmo, xintoísmo, candomblé, umbanda e outras religiões são baseadas no politeísmo.

Algumas crenças politeístas também são populares na civilização ocidental. Isso vem em parte das influências orientais crescentes e da popularidade do movimento “New Age”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.