Origens e Visões da Guerra

A guerra é um das mais antigas ocupações do ser humano e definiu a maior parte da história humana em nosso planeta. Ocorria por diversos fins, mas geralmente calcada em motivações políticas e econômicas, foi filosoficamente algo visto como honrado e benéfico até a visão que temos hoje da guerra, desnecessária e cruel.

Primórdios da guerra

Origens e Visões da Guerra

Origens e Visões da Guerra

Muito antes do desenvolvimento de ciências, de comunicações entre povos e do conceito de ser humano, grupos tribais freqüentemente se enfrentavam, incapazes de reconhecer em estrangeiros algo além de uma ameaça. As primeiras crenças também podiam identificar estranhos como maus espíritos ou determinar que eram a causa da escassez de algo, levando ao embate. A sociedade só poderia se defender da violência, utilizando a própria violência.

Os homens eram respeitados por suas habilidades como guerreiros e um dos métodos para se obter recursos muitas vezes essenciais à sobrevivência, era saquear quem os tinha. Sociedades e culturas guerreiras desenvolveram-se por todo o planeta, muitas vezes atreladas a conceitos de honra e princípios no modo de agir.

A natureza da guerra se alterou quando ao invés do saque de recursos, houve a transição para o comando da terra tomada e dos conquistados, criando assim a conquista e o império.

Visões da guerra

Fotos

Fotos

O texto a seguir conta um pouco da natureza da guerra na antiguidade, extraído do livro “Bugles and a Tiger” de John Masters, um oficial britânico que comandava um regimento Gurkha no Waziristão em 1930. De acordo com a história, após uma guerra com os afegãos estes vieram até Masters com demandas:

“Aonde estão nossas medalhas?”

Masters respondeu:

“Bem, vocês eram o inimigo.”

Ao que eles disseram:
“Não é isso. Você deu medalhas aos que lutaram ao seu lado. Queremos nossas medalhas também, sem nós você não teria uma boa guerra”

Em outras palavras, a guerra era vista na antiguidade como algo diferente de um horror a ser evitado sempre que possível. Era um desafio até prazeroso para alguns povos, algo a se engajar quando houvesse a oportunidade. Entre antigos povos tribais era mais comum que quando tivessem contato se preparassem para guerrear do que para entender o ponto de vista alheio e fazer acordos.

Visão anti-guerra

Sobre

Sobre

Porém o sentimento anti-guerra também é antigo, presente nos pensamentos até de alguns antigos filósofos e pensadores da Grécia e outras regiões. Tal sentimento desenvolveu-se com o humanismo e o pacifismo, embora sempre houvesse quem ainda considerasse a guerra uma chance de mostrar a força da nação e desenvolver o caráter.

Porém com a primeira e segunda guerra mundial a visão da guerra mudou drasticamente, em particular com o desenvolvimento de armas nucleares. A mídia e a liberdade de expressão também foram fatores determinantes na visão e opinião pública sobre as guerras, como no caso da guerra do Vietnã.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.