Origem da Mitologia Grega

A mitologia grega consiste no corpo de mitos e ensinamentos que pertencem aos gregos antigos sobre os deuses e heróis, a natureza do mundo, origens e o significado dos próprios cultos e práticas de rituais. Parte da religião denominada helenismo.

Estudiosos modernos estudam na tentativa de lançar luz sobre as instituições políticas e religiosas da Grécia Antiga e da civilização para ganhar melhor compreensão teórica da sociedade que influenciou de modo direta à culta moderna ocidental.

A mitologia grega é incorporada de modo explícito em coleções de narrativas. Mito grego tenta explicar as origens do mundo, detalhes das vidas e aventuras de ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e criaturas mitológicas.

Primeiros Mitos da Grécia

01-As clássicas fontes literárias de Homero (Ilíada e Odisseia) são bases da mitologia grega;

02-Dois poemas de Homero contam a gênese do mundo, sucessão de governantes divinos, humanos e práticas de sacrifícios;

03-Mitos também estão preservados nos hinos homéricos;

04-Fragmentos de poemas épicos do ciclo épico;

05-Poesia lírica;

06-Obras dos trágicos do século V AC;

07-Escritos de estudiosos e poetas da idade helenística;

08-Textos escritos no tempo do Império Romano por Plutarco e Pausanias;

09- A Teogonia de Hesíodo.

Arqueologia: Origem da Mitologia Grega

Achados arqueológicos fornecem a principal fonte de detalhes sobre a mitologia grega, com deuses e heróis em destaque na decoração dos artefatos. Desenhos geométricos em cerâmica de século VIII AC retratam cenas do ciclo de Troia, bem como as aventuras de Hércules.

No sucesso arcaico, clássico e helenístico, Homero e várias outras cenas mitológicas aparecem completando a prova literária. Mitologia grega teve influência sobre a cultura, artes e literatura da civilização ocidental. Poetas e artistas desde os tempos antigos até o presente se inspiram ou tentam revelar significados contemporâneos para aumentar o poder de relevância nos temas.

A descoberta da civilização micênica pelo arqueólogo alemão Heinrich Schliemann, no século XIX, e da civilização minoica, em Creta, pelo arqueólogo britânico Sir Arthur Evans, no século XX, ajudou a esclarecer dúvidas existentes sobre épicos de Homero e forneceu evidências arqueológicas para detalhes mitológicos sobre deuses e heróis.

Desenhos geométricos em cerâmica do século VIII AC retratam cenas do ciclo de Tróia, bem como as aventuras de Hércules. As representações visuais dos mitos são importantes por duas razões.

01-Mitos gregos são atestados em vasos mais cedo do que em fontes literárias. Dos doze trabalhos de Hércules, por exemplo, apenas a aventura do cérebro ocorre em texto literário contemporâneo.

Além disso, as fontes visuais por vezes representam mitos ou cenas míticas não apresentadas em quaisquer fontes literárias existentes. A primeira representação conhecida de um mito na arte geométrica antecede a poesia arcaica.

Nos períodos arcaico (750-500 AC), clássico (480-323 AC) e helenístico (323-146 AC), Homero e outras cenas mitológicas aparecem e completam a prova de existência pelo menos no campo literal.

Pseudo-Apolodoro de Atenas: Biblioteca

Mitologia grega conhecida hoje data de 900-800AC. A narração mítica desempenha papel importante em quase todos os gêneros da literatura grega. No entanto, o único manual sobrevivente desde a antiguidade está na Biblioteca do Pseudo-Apolodoro.

O trabalho tenta conciliar conto contraditório dos poetas, fornece resumo da mitologia grega tradicional e das lendas heroicas. Apolodoro de Atenas viveu entre 180-120 AC e escreveu bastante sobre os temas. Os escritos podem ter formado a base para a coleta, porém a “biblioteca” discute os eventos que ocorrera tempo depois de sua morte, por isso o nome: Pseudo-Apolodoro.

O mito de Prometeu foi atestado por Hesíodo e constituiu a base para a clássica trilogia das peças. Os “Hinos Homéricos” trazem coral da primeira fase da chamada poesia de ordem lírica.

Teogonia de Hesíodo

Hesíodo ofereceu a Teogonia (origem dos Deuses), o mais completo relato dos primeiros mitos grego, que trata da criação do mundo, a origem dos deuses, dos Titãs e Colossais. Poema didático sobre a vida agrícola inclui também os mitos de Prometeu e da Pandora. O poeta fornece conselhos sobre a melhor maneira de ter sucesso em um mundo perigoso.

Pensadores e Criadores da Mitologia Grega

Poetas líricos gregos incluem Píndaro, Bacchylides e Simonides;

Poetas bucólicos: Teócrito e Bion.

O mito foi central para clássico drama Ateniense. Os dramaturgos (Ésquilo, Sófocles e Eurípides) escreveram a maioria dos lotes de mitos da idade dos heróis e da Guerra de Troia. Muitas das grandes histórias trágicas (por exemplo, Agamenon e seus filhos, Édipo, Jasão, Medeia, entre outros) assumiram forma clássica às tragédias. O dramaturgo Aristófanes também participou da composição de trabalhos que ajudaram a espalhar a ideologia do mito.

Historiadores (Heródoto e Diodoro da Sicília) e geógrafos (Pausanias e Estrabam) viajaram por todo o mundo grego e observaram as histórias que ouviram de numerosos mitos e lendas locais, com pouca ênfase nas versões alternativas.

Heródoto, em particular, procurou variar tradições apresentadas a ele e encontrou as raízes históricas ou mitológicas no conflito entre a Grécia e o Oriente. Procurou conciliar a origem e mistura de diferentes conceitos culturais.

A poesia das idades helenísticas e romanas era composta por literatura ao exercício de culto. Contém detalhes importantes que de outra forma seriam perdidos. Esta categoria inclui:

01-Poetas helenísticos: Apolônio de Rhodes, Calímaco, Pseudo-Eratóstenes e Parthenius;

02-Poetas gregos da Antiguidade Tardia: Nonnus, Antonino Liberalis, Quintus e Smyrnaeus;

03-Comentários de poetas romanos: Ovídio, Estácio, Valério Flaco, Sêneca e Virgílio;

04-Novelas antigas de gregos e romanos como Apuleio, Petrônio, Lollianus e Heliodoro.

05-Arnóbio e número de escritores gregos bizantinos fornecem detalhes importantes do mito. Os preservadores incluem os tratados de João Tzetzes e Eustáquio.

 História Mítica

A mitologia grega mudou ao longo do tempo para acomodar a evolução da cultura, tanto de forma aberta às suposições implícitas como na maneira de índice das mudanças. Após a metade do período arcaico, mitos sobre as relações entre deuses e heróis masculinos se tornaram frequentes.

A realização da poesia épica foi criar ciclos de histórias para desenvolver um novo senso da cronologia mitológica. Mitologia grega se desenrola em forma de fase no desenvolvimento do mundo e dos seres humanos. Enquanto que a contradição nas histórias fazem cronograma absoluto impossível à cronologia a ser discernida.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.