O Nazismo

O Partido Nazista da Alemanha, comandado por Adolf Hitler, na época da recessão de 29, na medida em que os conflitos sociais aumentavam e o desemprego também, o Furer começou a receber o apoio das classes dominantes que acreditavam nas promessas de Hitler de elevar sua pátria, a Alemanha, em uma nação poderosa e rica. Nas eleições de 32, na Alemanha, o Nazismo, partido de Hitler, obteve o maior número de deputados eleitos, com isso conseguindo ser escolhido como o novo chanceler do governo alemão, para logo em seguida se tornar o Homem de Ferro da Alemanha, instituindo a maior ditadura jamais vista na história da humanidade.

O Nazismo

O Nazismo

O programa do Partido Nazista de Hitler se resumia em 25 pontos básicos que exteriorizaram suas linhas básicas e que não permitiam qualquer influência não alemã. Chamo a atenção para o ponto número quatro que diz o seguinte: ¨Só os cidadãos gozam do direito civil. Para ser cidadão é necessário ser de sangue alemão. A concepção de cultura religiosa pouco importa. Nenhum judeu, porém, pode ser cidadão”. Este item, por si só, justifica toda a história do Nazismo e todo o sofrimento imposto aos judeus e outros povos não alemães, contra os quais foram praticadas violências, crueldades e mortes.

Adolf Hitler

Adolf Hitler

O Nazismo, oriundo, basicamente, da crença de que a raça ariana era uma raça superior às outras raças mais fracas e inferiores, seriam as principais justificativas para o holocausto contra os judeus, ciganos, eslavos e homossexuais. As religiões que participavam da ideologia nazista, eram consideradas verdadeiras, as outras, eram falsas. Os homens que partilhassem do Nazismo, eram lideres naturais, os outros eram escravos naturais. Mas o Racismo foi sem dúvida, o grande pesadelo dos judeus no período nazista da Alemanha. Na teoria econômica, o Nazismo apresenta um fato, pelo menos curioso. Pregava a eliminação da inflação, do desemprego e a expansão dos bens de consumo para fortalecer o mercado interno. Justamente os três princípios básicos hoje defendidos pelos governantes para enfrentar a crise mundial financeira instalada na economia.

Fascismo

Fascismo

O Nazismo compartilha muito com o Fascismo italiano e espanhol em suas filosofias econômicas que estão muito relacionadas principalmente no que diz respeito ao controle do governo sobre as finanças e nos investimentos na agricultura. O regime Nazista de uma política totalitária e de ódio racial, como o anti-semitismo, o nacionalismo étnico (raça mestra) e a crença na purificação da raça alemã, fazem parte da ideologia Nazista anticlericalista que perpetuou o barbarismo e a segregação racial na Alemanha Nazista. O Nazismo para o povo judeu e outras raças não alemãs, foi, com certeza, um dos períodos mais tristes em suas histórias. Mas não esqueça que ainda hoje, infelizmente, a cruz suástica, maior símbolo do Nazismo vem aparecendo no mundo inteiro, fixada em muros por velhos Nazistas, para a vergonha de seu próprio povo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.