O Café é o Novo Vinho Tinto

O café deixou de ser uma coisa simples, cotidiana, para se tornar modo de vida de muitos “Baristas”, que surgiram em todo o mundo ocidental.

O café é originário da Etiópia. Ele não veio para a Europa antes do século 18. Naquele tempo era uma especiaria destinada à elite, mas isso mudou, e o café é hoje parte da vida da maioria das pessoas no mundo ocidental.

Produção de Café

Produção de Café

Mudanças

É curioso que o café, mais uma vez tornou-se um produto exclusivo. Lembro-me que 15 ou 20 anos atrás, o café era uma iguaria normal, sem nenhum do glamour e valor que lhe é dado hoje. O café virou uma bebida fina, quase como o vinho, e se tornou uma maneira de sinalizar o compromisso com um determinado estilo de vida. A quantidade de diferentes tipos de café que estão sendo oferecidos para a venda tem subido ao céu rapidamente, durante os últimos anos.

Vinho Tinto

Vinho Tinto

Assim, o tipo mais caro de café do mundo produzido nos dias de hoje vem da Indonésia. Kopi Luwak é um tipo de café gourmet que é produzido a partir de grãos que passaram pelo sistema digestivo das civetas da Indonésia (Hermafroditas Paradoxurus), uma espécie de macaco nativo no país. De acordo com a Manila Coffee House, que produz e vende o Kopi Luwak, a espécie gosta apenas de ingerir os grãos de café mais maduros e vermelhos, o que também assinala estes a serem os melhores grãos para a fabricação. Os animais comem o revestimento externo do grão, da mesma forma que é realizada conhecidamente pelas máquinas. Algo acontece com o grão na jornada através dos intestinos do animal que lhe confere um sabor que é altamente valorizado pelos bebedores de café.

Uma Convivência Amável

Café

Café


Assim, para muitos ocidentais, é quase impensável imaginar uma vida sem café, pois em outras partes do mundo, o café ainda é considerado uma mercadoria exótica, apenas apreciada por uns poucos. Na China, por exemplo, a maioria das pessoas ainda preferem chá ao café. Aqueles que bebem café costumam fazer isso por ser algo especial, assim como muitas pessoas no Ocidente têm adotado o hábito de beber o chá. Além disso, o café é um fenômeno urbano. Nas grandes cidades como Pequim e Xangai, encontrar lugares que servem café não é muito difícil, mas quando você percorre cerca de 10 a 15 km fora das cidades, é quase impossível encontrar lugares para servir café. Mas o café está a ganhar terreno, mesmo na China. Esperemos que os fabricantes e os fornecedores da China comecem o quanto antes a produzir café. Caso contrário, nós, ocidentais, podemos achar que no futuro, será difícil comprar o café e que temos vindo a valorizar isso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.