Mitologia Grega, o Pégaso e Belerofonte

Pégaso, o famoso cavalo alado com inúmeras representações na arte e cultura até os tempos modernos tem suas origens na mitologia grega. Belerofonte  é um herói que embora não goze da mesma fama dos maiores ícones da mitologia grega, foi um grande ícone muito respeitado, cavaleiro de Pégaso, que envolveu-se em diversos mitos importantes.

Mitos

Belerofonte

Belerofonte é um herói grego cuja história envolve atos nobres e tragédias. Exilado de sua terra natal por um crime cometido, ele busca expiar-se servindo ao rei Preto de Tirinto. Lá a rainha afeiçoa-se por ele, mas quando ele recusa os avanços dela, ela sente-se rejeitada e acusa-o injustamente de ter tentado violá-la. O rei, temeroso da punição de assassinar um hóspede, decide enviá-lo a outro rei para que este dê cabo de Belerofonte, o rei Ióbates da Lícia, pai de sua esposa. Dá ao herói uma carta para que entregue ao rei, mas mal ele sabe que esta carta contém a descrição de seus supostos crimes. Porém o rei ao recebê-lo abriga-o por dias antes de ler a carta e acaba temendo também por matar um hóspede. Decide então envia-lo em uma missão suicida, enfrentar o terrível monstro Quimera, uma fera que soprava fogo, com cabeça de leão, corpo de bode e cauda de serpente. Nesta hora ele recebeu a ajuda dos deuses para obter a companhia de Pégaso.

Mitologia Grega, o Pégaso e Belerofonte

Pégaso

Pégaso é filho da união entre o deus Poseidon e a górgona Medusa, nascendo junto a seu irmão Crisaor, a partir do sangue da decapitação de Medusa, quando esta é morta por Perseu. Pégaso era uma criatura indomável e livre, com algumas características de sua origem divina. Por exemplo, do golpe de seus cascos criou a fonte Hipocrene (significando “fonte do cavalo”), no monte Helicon, lar das Musas. Pégaso só se juntou a Belerofonte quando este, após um sonho em que recebia ajuda da deusa Atena, recebeu de fato um presente divino, uma sela dourada que amansava o cavalo alado. Este então deixou Belerofonte se aproximar e cavalgá-lo.

Gorgonas

As Aventuras e a Queda do Herói

Belerofonte enfrentou a quimera montado em seu novo companheiro, o que lhe  permitia escapar das chamas lançadas pelo monstro. Mas a quimera era ainda assim quase invencível, só usando de um estratagema ele venceu, lançando chumbo na garganta do monstro, que derreteu nas chamas da criatura, matando-a sufocada. Teve de vencer muitos desafios lançados pelo rei, como uma batalha com as ferozes amazonas e enfrentou ainda assassinos contratados pelo mesmo. Só quando os deuses revelaram sua inocência o rei mudou de idéia, unindo então Belerofonte à sua própria filha. A fama e prestígio do herói cresceram e com isso seu orgulho. Ele decidiu que deveria ser recebido pelos deuses do Olimpo e voou em Pégaso em direção aos céus. Zeus irritado pela audácia enviou um inseto que picou Pégaso, fazendo-o derrubar o cavaleiro. Belerofonte ficou muito ferido e cego com a queda, vivendo miseravelmente devido a seu próprio orgulho.

Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.