Lei Áurea

Assinada pela Princesa Isabel no ano de 1888, mais especificamente no dia 13 de maio, a Lei Áurea acaba de completar 121 anos. Esta lei geralmente é vista por todos nós na escola, quando estudamos a cerca da História do Brasil, fora este momento, ela é uma lei pouco lembrada pela maioria dos brasileiros, mas nem por isso é de pouca importância, pelo contrário, a Abolição da Escravatura é um assunto de grande relevância sob muitos aspectos, especialmente quando falamos de direitos iguais para todos os cidadãos.

Comentada

Comentada

Para esta lei acontecer muitos movimentos e protestos foram agilizados durante longos períodos durante o qual centenas de escravos padeceram fugidos de seus “donos” e feitores. Cada vez mais se intensificavam as lutas pela tão esperada abolição da escravatura, chegando ao ponto em que o próprio exército se negava a trabalhar na captura de escravos fujões, fazendo o trabalho que seria designado ao conhecido “capitão do mato”, geralmente um sujeito sem dó nem piedade, de quem os escravos tinham muito medo, devido a sua crueldade no trato com os mesmos.

Lei Áurea

Lei Áurea

Um dos fatores que também auxiliou muito no processo da assinatura Lei Áurea foi a grande vinda de imigrantes para o Brasil, fazendo com que a mão de obra se tornasse facilmente encontrada por um baixo custo. Resumindo, manter negros escravos não valia mais a pena, economicamente. A vida dos negros nas senzalas era muito ruim, eles dormiam em esteiras, redes ou no chão, sua alimentação era escassa e de má qualidade, não lhes era permitido ficar com seus filhos depois de uma certa idade, quando os pequenos ainda estavam entre sonhos e brincadeiras de criança eram abruptamente separados dos pais e vendidos, sua cultura religiosa não era respeitada e sua jornada de trabalho durava o tempo em que o sol estivesse brilhando no céu. Sim senhor, a vida era assim mesmo, muitos deveres para nenhum direito.

Federal

Federal

O Brasil é um país festeiro e democrático hoje em dia, mas neste caso, a 121 anos atrás ele foi o último país Ocidental a adotar a abolição da escravatura, sob pressão dos reveses da imigração e também em função das represálias que os senhores  de escravos sofriam em suas propriedades, por parte de escravos que haviam conseguido se refugiar em Quilombos e atacavam as fazendas em grupos organizados, com o intuito de vingança e libertação de outros negros. Mas como diz o velho ditado, antes tarde do que nunca, a Lei Áurea é um marco na caminhada rumo aos direitos de um povo tão sofrido e discriminado, e que ainda hoje, em alguns casos, sofre com o preconceito sob a forma de racismo, as vezes disfarçado outras nem tanto. Mas não esqueça que, diante da Lei dos homens e especialmente aos olhos de Deus, somos todos iguais e portanto temos os mesmos direitos enquanto cidadãos e seres humanos, portanto vamos nos respeitar mutuamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.