Informações Sobre a Arte Grega

Compreende-se por Arte Grega, ou Arte da Grécia Antiga, as manifestações das artes cênicas, artes visuais, música, literatura e arquitetura daquele país desde o começo do período geométrico, quando estava emergindo da Idade das Trevas, começou a formação de uma cultura original, até o final do período helenístico. Período onde a tradição grega se dissemina por uma área larga entre a Ásia, Europa e África, abrangendo o intervalo de 900 a.C. até 146 a.C. aproximadamente, data em que a Grécia caiu sob o domínio romano. Porém, entre os historiadores, esses limites cronológicos não são um consenso.

http://www.youtube.com/watch?v=zZRXvFOMMk0

Exemplos da Arte Grega Antiga

Os exemplos mais conhecidos, e também os mais influenciadores, pertencem ao período clássico, quando conheceram de modo apreciável a unidade morfológica e ideológica, encontrando seus alicerces em uma filosofia antropocêntrica a qual tinha o sentido racionalista, a qual inspirou as duas características fundamentais desse estilo por um lado o interesse pela representação naturalista do homem e a dimensão humana e, por outro lado, a tendência para o idealismo, traduzido na relações formais para todas as produções artísticas e na adoção de cânones ou as regras  ficas que definiam o sistema de proporções.

Mas a Arte da Grécia Antiga, não se resume no período clássico, o qual compreende um pouco mais de cem anos da sua história, e teve antes e depois dele, manifestações de grande importância, cujos a prática e os ideais eram bastante distintos.

Arquitetura da Arte Grega

Foi somente por vota da primeira Olimpíada, em 776 a.C., que surgiu o florescimento da arquitetura grega. Em geral, as habitações eram muito simples, e nesta fase, os principais representantes da arquitetura, são os templos em pedra, como o mármore em especial.

O Anfiteatro, foi uma das invenções importantes da arquitetura grega. Construído na encosta de uma colina, aproveitando as características favoráveis do terreno para ajustar as bancadas semicirculares. O palco, o qual era decorado com um cenário arquitetônico fixo, ficava localizado no fundo do teatro, e no centro ficava a orquestra. Dos vários teatros que foram construídos pelos gregos, o famoso teatro do Epidauro é o que se destaca. Além dos anfiteatros e do tempo, os gregos desenvolveram uma série de outras tipologias para utilidade específica.

A ideia de que os gregos usavam um sistema de proporções estrito e uniforme para a construção, baseado na Seção Áurea, prevaleceu por um longo período, porém os estudiosos de hoje, segundo lan Jenkins disse, “na medição de inúmeros templos não encontraram evidências físicas suficientes para corroborar a ideia- ao contrário, encontraram uma enorme diversidade de sistemas ou mesmo às vezes nenhum sistema reconhecível”.

Musica da Grécia Antiga

O que se sabe da Música grega, é que ela deriva principalmente da iconografia e de fontes literárias. Sobrevivem fragmentários e escassos exemplos de peças musicais anotadas, a qual o deciframente é objeto de disputa ainda.

Toda música grega praticamente, era vocal e monódica, e diretamente dependia da prosódia poética para se desenvolver e se estruturar. Os gregos usavam um sistema modal, o qual era baseado em uma célula de 4 notas chamadas de tetracorde.

Escultura da Grécia Antiga

No primeiro período, geométrico que foi de c. 900 – 700 a.C., as esculturas se manifestavam discretamente, através de estatuas votivas de pequenas dimensões em barro e bronze, mostrando formas de animais e pessoas, evidenciando uma artesania de habilidade considerável. É possível que exista, mas não foram encontrados traços de estatuas de estrutura, porte grande, que foram realizadas em materiais perecíveis como a madeira. Outros artefatos que podiam trazer pequenos adornos de caráter escultórico são as armas, camafeus, joias e vasos.

Já no período dedálico, chamado também de orientalizante, a escultura ganhou a influência egípcia e oriental e aumentou suas dimensões, com um estilo caracterizado pelo modelado achatado do corpo, a rígida frontalidade e o desenho simplificado da anatomia, que não é uma observação da natureza é uma abstração. O rosto é triangular e esquemático, o cabelo cai em grossas madeixas e as orelhas podiam ser omitidas. A cintura é estreita e alta, e as pernas são usualmente longas. Foi nessa fase que surgiu modelos formais de grande importância o subsequente período arcaico: a figura feminina e a figura masculina. Nas estatuas masculinas a nudez é regra, já as femininas apareciam com longas túnicas.

Houve outros períodos como, o “arcaico (c. 600-500 a.C.), severo (c.500-450 a.C.), clássico (c. 450-332 a.C.), e helenístico (c. 323-146 a.C.).”

Pintura

Não resta hoje, da pintura grega antiga, do que reduzidos vestígios, e pouco se sabe dela com segurança. Isso quer dizer, que não existiu produção, ou que tenha sido elementar, pelo contrario, fontes literárias da época atestam refinado e extenso cultivo de pintura em diversas técnicas desde o período arcaico, com o surgimento de diversas escolas distintas e com artistas. Por outro lado, sobrevive a expressiva produção de pintura aplicada à decoração de objetos como os vasos.

Mosaico da Grécia Antiga

Não se sabe exatamente de onde os gregos criaram sua técnica de mosaico. Supõe-se que as origens vieram das práticas da Assíria e Suméria, porém é certo que desde o Neolítico, a arte do mosaico esteve presente na Grécia. Nos tempos primitivos o mosaico era realizado com seixos rolados de tamanhos irregulares, e desenhava abstratos simples. Datam no período clássico, os primeiros exemplos de mosaicos decorados, existiam relíquias em diversos lugares, impossibilitando a identificação de um centro irradiador.

Literatura e Teatro da Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, segundo Tim Whitmarsh, não existia o hábito de leitura como atualmente, onde eles se caracterizam primeiramente como uma atividade individual que deve ser exercitada em horários de ócio. Antes, ela era uma atividade ideologicamente orientada e engajada, fazendo parte da vida da pólis integral e desejando excitar reflexão e debate socialmente significativos. O povo se reunia em cerimônias e festivais públicos para ouvir a récita dos espetáculos teatrais ou dos poetas, cujo o conteúdo tinha raízes tradicionais e trazia uma mensagem coletiva a todos, e eram textos escritos em versos também. Na maioria das vezes tais récitas eram acompanhadas de dança e música, um traço que permaneceu constante ao longo da história grega.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.