Holocausto

Holocausto

Em sua mais remota origem, a palavra holocausto era uma forma de se referir aos rituais de cultura religiosa e sacrifícios realizados muito antigamente, nestas ocasiões eram sacrificados e ofercidos animais, plantas e inclusive seres humanos, com o intuito de agradar as divindades. Todos os seres vios que eram sacrificados, independente de sua origem, cumpriam o ritual de serem totalmente queimados, a este ato se dáva o nome de holocausto, a cremação em si mesma. A Bilbia faz referencia a palavra holocausto também ligada a sacrifício. Já no seculo XIX esta mesma palavra adquire um significado mais amplo, por assim dizer, sendo largamente utilizada para caracterizar grandes massacres ocorridos em guerras bem como catástrofes de grandes proporções. Logo após o término da terrivel Segunda e Primeira Guerra Mundial a palavra holocausto é ressignificada, sendo utilizada especificamente para se referir as milhares de pessoas que foram exterminadas a mando de Adolf Hitler por razões meramente políticas.

Nazismo

O regime nazista foi idealizado por Adolf Hitler e este protagonizou o terror na Alemanha durante longos anos. Os alemães acreditavam ser uma raça superior aos demais, que no caso eram os judeus e a partir de então passaram a ser vistos como uma forte ameaça a estabilidade da chamada comunidade racial da Alemanha. Mas não esqueça de que os judeus, apesar de largamente massacrados e perseguidos, não foram as únicas vitimas do regime nazista de Adolf Hitler, outros grupos e povos também foram arrasados, entre eles estavam os deficientes mentais e físicos, os ciganos e os eslavos, todos considerados como sendo racialmente inferiores. Também haviam os grupos que sofriam perseguição estritamente política, por discordarem dos ideais nazistas. Ideologias e comportamentos que destoassem do nazismo eram duramente reprimidos e exterminados, entre eles estavam os socialistas, os homossexuais, os comunistas e também Testemunhas de Jeová, ou seja, nenhuma diferença era tolerada, nem mesmo a cultura organizacional de um grupo.

Hitler e Guerra

Hitler e Guerra

Campos de Extermínio

Talvez a pior face desta guerra absurdamente sangrenta e amoral tenha sido os campos de extermínio, para onde pessoas estranhas eram levadas depois de serem brutalmente arrancadas de suas famílias com ou sem motivo para serem abatidas como se fossem animais. Ninguém era poupado da morte, não importava se fossem homens, mulheres ou mesmo crianças, todos eram levados sem piedade, preferencialmente separados dos seus familiares para serem exterminados. Os refugiados, presos políticos ou qualquer ser humano que fosse considerado como uma ameaça ou um inimigo e que se encontra-se nos campos de concentração eram transferidos em trens ou a pé nos meses que antecederam o final desta guerra, as caminhadas ficaram conhecidas como “a marcha da morte”, pois todos andavam cientes de que seu destino era a morte cruel e sem motivos, alimentada por uma mente nazista doentia que imaginava exterminar o resto do mundo para gerar uma linhagem alemã, uma raça superior aos demais. O Holocausto foi um verdadeiro inferno em terra amargamente relatado pelos seus sobreviventes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.