História do Campeonato Brasileiro: Ano de 1987

            A polêmica em torno do Brasileirão de 87 perdura até hoje. Antes mesmo do início da competição surgiram os problemas. Pela primeira vez a competição seria organizada pelo Clube dos 13 (em vez da CBF). Após muita deliberação, chegou-se a um consenso: Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Inter, Bahia, Coritiba, Goiás e Santa Cruz disputariam o Módulo Verde, então chamado de Copa União. Outras 16 equipes disputariam o Módulo Amarelo.

            Dentro dos módulos, as equipes foram separadas em duas chaves de 8 equipes cada. Após turno e returno foram formadas as semifinais: o Flamengo eliminou o Atlético-MG (1 a 0 no Rio e 3 a 2 no Mineirão) enquanto o Inter bateu o Cruzeiro (0 a 0 no Sul e 1 a 0 em Minas). Na partida decisiva, o Flamengo levou a melhor. o outro módulo, o Sport e Guarani decidiram dividir o título (após chegarem a 11 a 11 nos pênaltis).

            Neste ponto começaram as maiores confusões. As diretorias de Flamengo e Internacional se negaram a enfrentar Sport e Guarani no quadrangular final. Segundo a CBF o Clube dos 13 assumiu compromisso formal de realizar as partidas que definiriam o campeão, porém Clube dos 13 e CBF tiveram divergências após suas decisões e assim Sport e Guarani realizaram novo confronto. Depois de mais um empate na primeira partida o Sport venceu por 1×0 na Ilha do Retiro e comemorou o título nacional (reconhecido pela CBF).

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.