História do Campeonato Brasileiro: Ano de 1980

            Em 1980, a então recém-criada CBF viu a necessidade de iniciar uma redução no número de participantes do Brasileirão. A primeira medida tomada pela entidade foi de dividir a disputa em três “taças”: Ouro, Prata e Bronze.

            Dessa forma, surgia a primeira forma de divisões no Campeonato Brasileiro. Na elite ficaram 44 clubes, sendo que 28 destes passaram para a segunda fase e se juntaram a 4 vindos da taça de prata. Destes, 16 seguiram para a terceira etapa sendo que passaram para o quadrangular final as equipes: Atlético-MG, Internacional, Coritiba e Flamengo.

            O Atlético-MG eliminou o Inter, vencendo por 3×0 no Beira-Rio, enquanto o Flamengo fez sua primeira final, ao eliminar o Coritiba com duas vitórias incontestáveis. Na grande final, o Galo saiu em vantagem, vencendo por 1×0 no Mineirão. Na partida decisiva no Maracanã, para mais de 150 mil pagantes foi feita uma das partidas mais emocionantes das finais de Brasileiro, com um 3×2, com gols de Nunes, Reinaldo e Zico o Flamengo sagrou-se campeão de 80.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.