História Da Hering: De Blumenau Para Todo o Brasil

A Hering, conhecida popularmente como a marca do peixinho, ao longo dos anos se tornou a maior franquia do segmento de vestuário do Brasil. A franquia que já foi premiada como franquia do ano algumas vezes se destaca por uma história com mais de 130 anos.

História Da Hering: De Blumenau Para Todo o Brasil

História Da Hering: De Blumenau Para Todo o Brasil

Como Tudo Começou

Durante essas décadas todas em atividade a empresa se tornou reconhecida por mais de 90% da população do país, pessoas de todas as classes sociais. No ano de 1880 começou a história da Cia. Hering, chamada então de Trikotwaren Fabrik Gerbruder Hering. A produção das peças da marca era realizada numa casa de comércio que ficava localizada no centro de Blumenau, em Santa Catarina.

A modernização sempre fez parte da trajetória da Hering que depois de atravessar duas mudanças de séculos continuou sendo uma das melhores empresas do seu segmento. No começo a empresa passou por muitas dificuldades, sendo que o sonho da empresa começou em Hartha, na Alemanha.

Como Tudo Começou

Como Tudo Começou

Hermann Hering e a Fundação Da Hering

Hermann Hering, fundador da companhia, fazia parte de uma família tradicional de tecelões. Para Hermann chegou um momento de mudança na forma de trabalho e também nas condições de vida da sua família. Dessa forma ele optou por deixar a esposa Minna e os seus filhos com o irmão Bruno Hering e imigrou para o Brasil.

O tecelão já tinha um plano de negócios que estava relacionado as novas oportunidades que existiam na colônia alemã no Brasil. A colônia em questão havia sido fundada por Dr. Hermann Bruno Otto von Blumenau. O empresário juntou dinheiro e investiu na criação da Hering em 1880.

Para começar as suas atividades empresariais Hermann comprou um tear circular e um caixote de fios. Devido ao investimento se tornou imprescindível que a empresa começasse funcionar e então Hermann escreveu a sua esposa Minna para que ela enviasse os seus filhos mais velhos, Elise e Paul juntamente com o seu irmão Bruno para tocar a produção.

A Produção

A parte da família Hering que se radicou no Brasil enfrentou tempos difíceis no começo da produção. Para poder comprar a matéria-prima e investir no negócio como um todo a família passou por extremas dificuldades. Mesmo com as adversidades a família Hering não desistiu e sempre primando pela qualidade das peças se estabeleceu no mercado.

Os irmãos Hermann e Bruno Hering construíram uma das maiores empresas do país e a maior do segmento de vestuário. A história da Hering se confunde com a história do desenvolvimento econômico brasileiro.

Hering – A Marca Dos Peixinhos

O símbolo da marca é um peixinho porque a palavra “Hering” significa em alemão “arenque”, um tipo de peixe que se parece com a sardinha. A marca é simbolizada por dois peixes para representar os irmãos Bruno e Hermann Hering fundadores da empresa.

Linha Do Tempo Da Hering

Confira a seguir a linha do tempo da marca Hering e saiba como uma confecção de casa de comércio se transformou numa das franquias mais premiadas do Brasil.

1880

Hermann Hering começa a organizar a abertura da confecção têxtil em Blumenau, Santa Catarina tendo apenas um tear.

1914

Esse ano foi bem marcante na trajetória de sucesso da Hering, pois finalmente a companhia pode importar a sua primeira máquina de fiar. A Hering foi uma das primeiras empresas têxteis do país a ter condições de produzir os seus próprios fios de algodão. Em 1915 a empresa passou a contar com energia elétrica.

1964

Nesse ano a empresa começou a exportar as suas roupas tornando-se a primeira empresa têxtil do país a conseguir vender os seus produtos no exterior.

1967

A Hering passou por uma grande ampliação que lhe deu o posto de maior malharia de toda a América Latina.

1974

No começo da década de 70 os donos da Hering fundaram a Ceval, uma empresa de processamento de soja e produção dos seus derivados. Com muito sucesso nesse segmento também a empresa se tornou uma das maiores do mundo e a quinta que mais exporta os grãos. Em apenas 10 anos a Ceval já havia ultrapassado um faturamento de US$ 1 bilhão, mais do que o braço da área têxtil do grupo.

1980

Para que fosse possível levar ao mercado os suínos e frangos criados com a ração da Ceval, o grupo Hering, adquiriu o negócio de processamento de carne da Seara.

1981

No começo da década de 80 a Hering já estava produzindo em sua capacidade máxima, ou seja, 1 milhão de dúzias de camisetas por mês. A empresa gerava nessa época mais de 20 mil empregos.

1991

A Hering foi transformada numa holding, ou seja, um grupo com duas empresas de ramos diferentes, a Hering do segmento têxtil e a Ceval do segmento de alimentos.

1992

A partir desse ano o sucesso empresarial da Hering começa a decair e a empresa tem o seu primeiro ano de prejuízo, algo que se repetiria nos anos de 1994 e 1996.

1993

Para tentar remediar os prejuízos a Hering vendeu nesse ano 79% da sua participação na unidade fabril do Nordeste para a empresa Vicunha por um valor de R$ 70 milhões.

1994

A partir desse ano a administração e as estratégias empresariais da Hering mudaram, para começar a holding Hering abriu capital de suas duas empresas na Bovespa. Além disso, foram reduzidos os níveis hierárquicos da empresa e 2 mil funcionários foram demitidos. Foram abertas as primeiras franquias da empresa.

2002

No começo dos anos 2000 a Hering viu a necessidade de redefinir a sua posição estratégica no mercado e passou a ser uma marca de vestuário e não somente uma fabricante de camisetas. O seu mix de produtos passou a ser focado nas últimas tendências da moda.

2007

A marca entra no Novo Mercado da Bovespa e os seus produtos são reposicionados no mercado. Começa então a sua expansão e a criação da rede Hering Stores.

Atualmente

A Hering possui lojas distribuídas em todo o Brasil apresentando coleções regulares e dentro das principais tendências de moda. Nas araras das lojas da Hering você encontra mais do que apenas camisetas, a franquia tem sido uma das mais bem sucedidas do mercado.

Para saber mais sobre a Hering acesse o seu site em http://www.hering.com.br/.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.