Guerra do Paraguai

No ano de 1864 começou a Guerra do Paraguai por causa de Francisco Solano Lopes que era um ditador muito ambicioso. Ele queria aumentar o território paraguaio tendo assim uma saída no Oceano Atlântico que seria através do rio da Bacia do Prata. Tudo começou por causa da criação de muitos obstáculos que ele criou atrapalhando embarcações brasileiras que precisavam ir para o Mato Grosso entrando pelo Paraguai. Essa guerra é falada em escolas de todo o mundo para que as crianças saibam de tudo que aconteceu e até mesmo o escritor Castro Alves alistou-se para lutar na mesma.

Guerra do Paraguai

Guerra do Paraguai

O ditador de olho no Mato Grosso fez uso da defesa fraca brasileira e invadiu e conquistou tudo por ali. Quando consegui essa invasão e não teve problemas para isso quis aumentar o Paraguai usando territórios que pertenciam ao Brasil. Depois disso foi atrás do Rio Grande do Sul, mas esse alvo não era tão fácil afinal seria necessário primeiro entrar pela Argentina, mas mesmo assim conseguiu.  No dia primeiro de maio do ano de 1865, Uruguai, Argentina e Brasil se uniram, pois estavam cansados de serem ameaçados pelo ditador e essa união foi chamada de Tríplice Aliança e quando isso aconteceu, com trabalho duro, o Paraguai perdeu na batalha naval de Riachuelo e na luta de Uruguaiana.

História

História

Isso durou seis anos, mas quando foi chegando o terceiro ano o Brasil já não mais controlava sua tropa, por que não lutavam somente contra o inimigo, mas também contra a fome por causa da grande falta de alimentos, lutavam contra doenças como como a febre amarela e não tinham como se comunicar com ninguém. A guerra contra o terror era muito grande e por isso Caxias precisou comandar os brasileiros. Depois que Caxias assumiu o exercito brasileiro tudo ficou mais tranqüilo e as vitorias foram muitas. Mesmo com tantas vitorias a ultima das batalhas não foi comandada por ele e sim pelo Conde D`Eu. A guerra acabou em 1870 e morre Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.

Consequências

Consequência

O Paraguai antes de começar a guerra era uma potencia econômica na America do sul e não deveriam ter entrado em conflito indo atrás de um ditador. Depois de tudo isso o Paraguai nunca foi o mesmo principalmente quanto à economia e isso prejudica muito as pessoas que hoje moram lá mesmo depois de tanto tempo elas ainda sofrem conseqüências de um ato impensado. Hoje em dia poderiam estar bem melhores e não estão por causa de uma guerra que aconteceu há tanto tempo. As guerras são muito ruins para pessoas que muitas vezes nem sabem o que esta acontecendo na realidade. Muitas pessoas inocentes morrem e em busca de segurança todos vivem sem saber o que fazer em um terror constante. Hoje em dia mesmo com tanto progresso ainda existe países em guerra e isso é um absurdo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.