Os jogos olímpicos representam o maior evento esportivo do mundo e isso acontece desde muito tempo na história da humanidade. Para se ter uma ideia os primeiros jogos olímpicos da história aconteceram em 776 a.C em Olímpia. O santuário fica localizada a 360 quilômetros do aeroporto internacional de Atenas que é a capital da Grécia.
O santuário de Olímpia ajudou a dar o nome da competição que acontece a cada quatro anos, a Olimpíada. Vamos falar um pouco mais sobre esse santuário que vale muito a pena conhecer e isso não somente porque tem grande importância histórica, mas também porque é um lugar fascinante, saiba como ele era na época das primeiras olimpíadas.
Santuário de Olímpia – Como Ele Era
As Olimpíadas eram um grande acontecimento que ocorria a cada quatro anos e que envolvia milhares de gregos que saíam de suas casas e se dirigiam ao santuário de Olímpia. O local fica entre uma cadeia de montanhas bastante íngremes e o mar Jônio que é conhecido por sua agressividade, fica na cidade de Élis.
A Hospedagem
O Santuário de Olímpia tinha inúmeras instalações esportivas e religiosas, entretanto, deixava bastante a desejar no quesito hospedagem, pois tinha apenas uma hospedaria que era destinada apenas para convidados. As pessoas que iam para assistir as competições acabavam dormindo embaixo das árvores ou então em tendas que eram improvisadas na hora.
A Diversão em Olímpia
Porém, não pense que essas pessoas eram loucas de sair de casa para dormir ao relento por nada já que era muito divertido ir ao santuário por suas atividades como poder assistir as provas da competição, beber e ainda poder conferir de perto templos de Zeus e Hera.
Somente estar em Olímpia já era um grande prêmio para os gregos, seria mais ou menos como se esse santuário funcionasse como uma ponte entre o mundo real e o mundo místico. De acordo com a mitologia semideuses como Hércules foram os primeiros a competir nesse santuário.
As provas eram realizadas em cinco dias e depois que os jogos terminavam os gregos voltavam para as suas casas e aguardavam mais quatro anos para viver essa experiência toda de novo, isso se repetiu por mais de mil anos, os gregos gostavam mesmo dos jogos.
Concentração de Gregos
As olimpíadas tinham uma importância tão grande que milhares de gregos iam até o santuário para acompanhar a competição. O evento tinha caráter esportivo, mas também religioso. Para receber as competições o santuário contava com uma estrutura apropriada, saiba mais abaixo.
Hipódromo – Esportes Equestres
Para as provas eqüestres havia uma pista de 780 metros, o mais curioso é que nas curvas dessa pista eram realizados sacrifícios com o objetivo de acalmar uma divindade chamada de Taráxippos. Os gregos acreditavam que essa divindade assustava os animais e por isso precisava ser acalmada nas curvas.
Competição de Corneteiros
As olimpíadas gregas eram um pouco diferentes dos jogos que conhecemos hoje e uma das provas mais curiosas que havia na competição estavam aquela entre corneteiros. Dizem que o som era capaz de ecoar sete vezes entre as paredes do santuário e dessa forma eram escolhidos os melhores corneteiros que podiam fazer os anúncios dos jogos.
O Estádio do Santuário
Nesse santuário havia um estádio que era na verdade uma pista que era chamada por esse nome pelo fato de ficar cercada por muros.
O Templo de Zeus – Uma Maravilha do Mundo Antigo
No Templo de Zeus estava uma das sete maravilhas do mundo antigo que a estátua de Zeus feita de ouro e marfim. A estátua tinha 12 metros de altura e era no local em que a estátua ficava que eram feitos os sacrifícios de 100 bois durante uma cerimônia que era feita durante os jogos.
Leonidáion – Hospedagem Para Ilustres
A única hospedaria ou pousada do Santuário de Olímpia era destinado a convidados e tinha como nome Leonidáion. O nome foi dado como uma homenagem ao arquiteto da obra que foi Leônidas de Naxos.
Templo de Hera – O Heráion
O templo erguido em homenagem a Hera recebeu o nome de Heráion. No começo as colunas eram de madeira, porém, foram trocadas por colunas de pedra. Nesse templo a grande atração eram as estátuas de Zeus e Hera.
Academia Completa
A estrutura do santuário não era nada má e tinha até mesmo uma academia que ficava no exterior do santuário. Esse espaço foi construído para a prática de lutas, saltos entre outros esportes. Além disso, também tinha vestiários, um espaço especial para que os atletas passassem óleo no corpo depois dos treinos e uma sala de banho.
Ginásio – Exercícios ao Som de Flauta
O ginásio foi construído com o objetivo de os atletas treinarem dardos, disco e corrida. Nesse local os exercícios eram realizados ao som de uma flauta e também tinha espaço para se ter aulas com grandes filósofos.
Conhecendo o Santuário de Olímpia Atualmente
Quem ficou curioso para ver de perto o santuário pode fazer uma viagem até lá, mas alertamos que a maior parte do que restou são ruínas. Mesmo assim vale muito a pena essa viagem já que o trajeto para chegar ao santuário é muito bonito.
Para chegar ao local é possível alugar um carro ou pegar um dos trens que saem todos os dias da capital grega. É possível chegar ao santuário também através de passeios em barcos turísticos no Canal entretanto a vista que se tem do alto, da estrada, é única e recompensa a viagem.
Aventura Radical
Quem gosta de aventura a dica é ir ao Canal de Corinto em que são realizados saltos de bungee jump. Esse local fica aberto durante o outono da Europa e quando é considerada baixa temporada, quando chove é fechado. O preço do salto gira em torno de 60 euros e pagando mais 10 euros você pode registrar o seu salto em DVD.
Olimpíada – Festival Religioso
Uma curiosidade é que no começo das olimpíadas o evento era na verdade um festival religioso criado como uma homenagem a mãe de Zeus que era Reia. Num segundo momento a festa começou a ser realizada para honrar a Zeus e por fim os jogos passaram a ser incorporados transformando o festival na competição que conhecemos hoje.