A Batalha Das Termópilas

Durante a mesma época também aconteceu a Batalha de Artemísio. Representa como contexto cultural aspecto fundamental para formação da democracia na Grécia Antiga. Acontece de forma prática entre espartanos e persas, cuja liderança se encontrara em Leônidas e Xerxes, respectivamente, no segundo semestre de 480 AC.

Primeira Guerra Média

De fato o contexto aconteceu de forma prática na Primeira Guerra Médica na qual foi gerada a Batalha de Maratona. De forma prática os atenienses conseguiram ganhar a batalha mesmo com menor número de componentes na Guerra de Maratona. Acontece que o exército ateniense além de ter estímulo maior por lutar pela liberdade também fez estratégia de se locomoverem às montanhas da Maratona no sentido de não receber ataques por flancos e por consequência não apenas se defender com escudos de bronze como também fazer ataque com melhor qualidade ao usar as lança. Esses fatos aconteceram na denominada Primeira Guerra Médica.

Primeira Guerra Média

Primeira Guerra Média

Se espartanos e atenienses tivessem melhores relações diplomáticas de forma prática as Guerras Médicas jamais aconteceriam. Em dado momento do período os atenienses se sentiram ameaçados com a ascensão de general espartano no poder e por consequência ao invés de discutir no tabloide político ou realizar ataques direto, pediram auxílio aos persas. Porém, Xerxes solicitou uma oferenda de terra e água, o que foi acatado por mensageiros de Atenas.

Acontece que por causa do choque de culturas atenienses não compreenderam que esse tipo de oferenda consiste em ser suscetível de forma política aos persas. No mesmo tempo do pedido de ajuda os espartanos realizaram um ataque surpresa e por consequência perderam a batalha para Atenas. Nesse sentido, atenienses disseram aos persas que o acordo estava desfeito, o que causou na ira de Xerxes que iniciou campanha para conquistar a Grécia, ilha por ilha.

No primeiro ataque os atenienses ganharam a Batalha de Maratona. De acordo com os registros históricos que remetem à época de Heródoto, o que não representa ponto histórico a se confiar, quase sete mil homens gregos seguiram ao norte para bloquear a passagem dos persas que contavam com cerca de trezentos mil homens. A batalha durou três dias seguidos e deixou ambas as tropas cansadas ao extremo.

Não se pode ignorar a presença de Leônidas que agiu de forma rápida para contar os avanços de Esparta no único local que poderiam usar para entrar na Grécia. De qualquer maneira, após ser rejeitado nas tropas gregas, o dissidente de nome Efialtes realizou espécie de traição e por consequência demonstraram caminho a ser trilhado por persas no sentido de atingir a retaguarda grega.

Depois de saber da traição Leônidas não ficou com os braços cruzados e por consequência começou a iniciar o processo de retirada com 300 espartanos e outros membros de ilhas gregas que lutavam em conjunto contra os persas. Nesse momento aconteceu a batalhe em Artemísio que resultou de forma direta na derrocada de Termópilas. No sentido de ganhar força e fôlego para retomar as terras gregas os aliados fizeram a retirada para Salamina.

Em termos práticos os persas aproveitaram as brechas para iniciar o processo de invasão no sentido de capturar Atenas que no momento se parecia como espécie de cidade deserta. Porém, depois de se unir e ganhar forças, os aliados gregos seguiram à Batalha de Salamina e conseguiram derrotar o exército persa.

Batalha de Plateias: Não se pode ignorar o fato de que esse tipo de conflito foi decisivo para a história. Xerxes tinha medo de ser capturado e preso por gregos e por consequência designou novo general para seguir à conquista da Grécia de forma completa. De qualquer maneira, em menos de um ano aconteceu o conflito que encerrou com a invasão persa.

Batalha De Termópilas: Exemplo De Força Nacional

De forma prática a batalha de Termópilas representa um dos pontos históricos com maior lembrança nas aulas e livros de história não apenas por causa do emblema de batalha de ocidentais contra orientais como também como paradigma de que o espírito patriótico quando organizado e disposto a lutar de forma conjunta pode vencer batalhas.

De acordo com relatos históricos o exército de Xerxes estava composto pode milhares de soldados e estavam em ampla maioria. Porém, a grande parte fazia parte de mercenários que apenas lutavam por causa de dinheiro. Por outro lado, os poucos soldados gregos estavam em busca de luta no sentido de continuar com a liberdade e não ficar submetido a outro tipo de povo.

Batalha De Termópilas: Exemplo De Força Nacional

Batalha De Termópilas: Exemplo De Força Nacional

Outro ponto que não pode ser ignorado de fato está no fato de que a organização e espirito de treinamento que existe entre o espírito grego era superior do que a “anarquia” dos persas que não lutavam em favor da pátria. Com domínio que atingiu na beirada da Índia até o centro da Europa, de forma prática Xerxes não tinha o poder total ao ponto de controlar os diferentes tipos de línguas e culturas que existiam nas suas tropas.

Em termos práticos a qualidade representou fato que se sobrepôs à quantidade. Não se pode ignorar o fato de que outro ponto a se considerar está na qualidade dos equipamentos gregos, como no caso dos escudos que tinham duas partes a seres seguradas ao invés de apenas uma parte, o que deixava o instrumento melhor não apenas para se defender como também a realizar ataques ou mesmo a defesa com melhor qualidade contra os ataques de flechas que eram naturais no mundo presa.

http://www.youtube.com/watch?v=8gyAbsj_fIo

Outro tipo de vantagem que os gregos tiveram contra os persas e foi elementar no sentido de ganhar a guerra esteve no fato territorial, afinal, ninguém como os gregos conhecia o próprio território. Fato semelhante aconteceu na Guerra do Vietnam, quando norte-americanos perderam de forma ideológica o conflito ao levar em conta o pouco conhecimento que existia no treinamento.

Depois das batalhas do gênero o espírito nacionalista do conjunto de cidade-estado aumentou, porém, os próprios gregos não conseguiram se entender como nação e posteriormente perderam as batalhas que tiveram contra os romanos. De qualquer maneira, até os dias de hoje o conflito é retratado, inclusive nas telas do cinema e nas séries de TV.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.