Da fundação das colônias com a fundação de Jamestown até o início da guerra revolucionária, as várias regiões da costa leste tinham características diferentes. Uma vez estabelecidas as treze colônias britânicas podiam ser divididas em três áreas geográficas: Nova Inglaterra, Centro e Sul. Cada uma dessas regiões tinha características econômicas, sociais e políticas únicas.
Nova Inglaterra

A América do Norte Colonial 1607 - 1754
As colônias nessa região eram New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut. Eram ricas em florestas e pêlos de animais e havia portos localizados através de toda a região. Porém não era famosa pela fertilidade de suas terras, as fazendas eram pequenas e basicamente apenas para a subsistência das famílias.
A Nova Inglaterra florescia através da pescaria, construção naval, produção de madeira e comércio de peles além do comércio com a Europa. O famoso “Comércio Triangular” ocorria nas colônias da Nova Inglaterra aonde escravos eram vendidos para as Índias Ocidentais por melado, o melado era enviado então para a Nova Inglaterra para produzir rum que era enviado à África para ser trocado por escravos.
Nessa região as pequenas vilas eram o centro do governo local. Em 1643 Massachusetts Bay, Plymouth, Connecticut e New Haven formaram a Confederação da Nova Inglaterra para defender-se dos índios, holandeses e franceses. Esta foi a primeira tentativa de união entre colônias.
Também na nova Inglaterraum grupo de nativos Massasoit se organizou sob o comando de um líder conhecido entre os ingleses como “Rei Felipe” para combater os colonos em uma batalha custosa que ocorreu entre 1675 e 1678.
Colônias do Centro

Região
New York, New Jersey, Pennsylvania e Delaware eram as colônias do centro. Uma região excelente para a agricultura e pecuária. Também praticavam o comércio, mas geralmente ofereciam materiais brutos em troca de itens confeccionados.
Um evento importante entre as colônias do centro foi o julgamento de Zenger em 1735. Preso por escrever contra o governador real de Nova Iorque, John Peter Zenger foi defendido por Andrew Hamilton e considerado inocente, dando início ao princípio da liberdade de imprensa.
Colônias do Sul

Colônias
As colônias do sul eram: Maryland, Virginia, North Carolina, South Carolina e Georgia. Estas colônias cultivavam sua próprias plantações par alimento além de três fontes de dinheiro: tabaco, arroz e anil. Estas eram geralmente cultivadas em plantações operadas por serviçais e escravos. O principal comércio do sul era com a Inglaterra. As plantações eram o foco e mantinham muitas vezes o desenvolvimento urbano lento.
Um evento importante ocorrido nas colônias do sul foi a Rebelião de Bacon. Nathaniel Bacon liderou um grupo de colonos da Virginia contra os índios que atacavam as fazendas da fronteira. O governador real, Sir William Berkeley, não tinha tomado ainda ação contra os índios. Bacon foi considerado traidor e sua prisão foi ordenada. Porém ele atacou Jamestown e tomou o governo, mas faleceu por doença. Berkeley então retornou, ordenou o enforcamento de vários dos rebeldes e foi então afastado do cargo pelo rei Charles II.