Surdez Causa Obesidade

Um estudo recente na Universidade da Flórida descobriu que algumas infecções auditivas podem danificar conexões nervosas entre língua e cérebro, o que pode deixar os alimentos mais saborosos, resultando em até 30% de aumento na balança.

Para quem não sabe, aqueles quilinhos acumulados podem estar ligados com a perda auditiva, de acordo com um estudo feito em Boston, nos Estados Unidos, do Brigham and Women’s Hospital. Para a realização da pesquisa, foram acompanhadas pelos pesquisadores mais de 68.000 mulheres. A cada dois anos, essas mulheres respondiam perguntas bem detalhadas a respeito de seus hábitos diários e sobre a sua saúde. A pesquisa foi realizada entre os anos 1989 e 2009. No último ano, uma das perguntas era se elas já haviam apresentado algum tipo de perda auditiva e em qual idade.

Conforme relatado pelos cientistas, uma a cada seis mulheres afirmaram terem tido perda auditiva no período da pesquisa. As mulheres que apresentavam maior índice de massa corporal (IMC), ou que ficaram com a circunferência abdominal enfrentaram mais risco de apresentar problema de audição, em relação à outras mulheres.

As mulheres que apresentavam IMC entre 30 e 39, tinham de 17 a 22% mais de chances de sofrerem perda auditiva, em comparação com as mulheres que apresentavam IMC menor que 25. Já as mulheres com IMC maior do que 40, ou seja, que se encontravam no nível de obesidade extrema, tinham um risco bem maior de apresentarem problemas auditivos. As chances eram de 25% a mais do que as mulheres que apresentavam peso no nível adequado.

Outra observação dos pesquisadores é com relação ao tamanho da cintura. Eles constataram que as mulheres com cintura maior que 34 polegadas tinham até 27% a mais de chances de relatarem problemas de perda de audição, quando comparadas com as mulheres que tinham a cintura menor do que 28 polegadas.

Mesmo após os pesquisadores considerarem outros fatores, como o uso de determinados medicamentos, o tabagismo e a dieta das mulheres, ainda assim as diferenças prevaleceram.

Aquelas mulheres que caminhavam quatro horas ou mais por semana tinham o risco de desenvolverem problema auditivo diminuído em 15%, em comparação com aquelas que caminhavam por menos de 1 hora por dia.

Os estudos não provaram que a obesidade provoca a perda auditiva. Para os pesquisadores, a obesidade provoca o estreitamento de vasos sanguíneos, e isso pode prejudicar o fluxo sanguíneo. As pessoas obesas também possuem muito mais chances de terem pressão alta. E esse é mais um problema que pode prejudicar o fluxo de sangue e a audição.

É importante frisar que a obesidade pode trazer sérios problemas para a saúde, principalmente para o coração. Uma vez que o excesso de peso faz com que o nosso coração tenha que fazer mais esforço para conseguir bombear o sangue, provocando sobrecarga no mesmo.

Além do mais, quanto mais a pessoa engorda, mais gordura vai sendo depositada no fígado e no tecido adiposo. Quando os níveis de colesterol ruim e de triglicérides estão elevados, o fígado não funciona corretamente. A obesidade também provoca vários outros problemas. Por isso, manter o peso em dia faz toda a diferença na saúde como um todo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.