Velhinha Educada

A relação entre idosos e jovens pode ser muito proveitosa para ambas as partes e dizem especialistas, deveriam ser estimuladas. Seja uma criança com um idoso da mesma família ou com um vizinho, assim como os jovens, é uma relação que tem muito a ensinar.

O jovem pode doar aos idosos um pouco da energia característica dessa fase, atenção e terão em troca muito conhecimento, histórias e experiência de vida, que valem muito. Os especialistas apontam que o melhor dessa relação é dar companhia aos idosos de forma que ele tenham consciência de quatno são importantes e que a vida tem um senso.

Os Grandes Benefícios da Relação Entre Idosos e Jovens

Vamos destacar quatro benefícios que nasce dessa relação, entre jovens e idosos.

1- Quando jovens e crianças se fazem presentes na vida dos idosos.

A presença de uma criança ou jovem, uma visita e um bate-papo sobre qualquer coisa pode representar muito para um idoso. Muitas vezes, eles se sentem esquecidos e com a sensação de que não servem para mais nada, num mundo tão “estranho” para eles, com tantas novidades.

Os idosos gostam de receber carinho que pode ser representado com presentes feitos à mão, na escola ou em casa, como um desenho, por exemplo.

2- Brincadeiras entre duas gerações.

Sim, crianças e jovens podem encontrar um modo de interagir com os idosos através de brincadeiras. E mais, podem ser atividades que vão ajudar nas habilidades cognitivas das pessoas que já estão com uma certa idade e precisam de mais estímulos. Fatores mentais, trabalhar a memória e a imaginação são só algumas das possibilidades. Algumas brincadeiras podem servir até mesmo para ficar alerta em caso de doença ligadas à demência.

3- Companheirismo é uma excelente forma de se basear uma relação entre um idoso e um jovem.

A criança e o jovem podem oferecer aos idosos a companhia, que pode ficar tão rara nessa fase da vida deles. Principalmente, quando os idosos não vivem com a família, mas estão ainda nas suas casas, receber uma visita é dar um sinal de preocupação e demonstrar o quanto eles são importantes. Isso faz toda diferença para eles.

Uma outra ideia é pedir ajudar aos idosos, eles têm tanta experiência de vida e podem ser ótimos para ajuda um jovem e uma criança em várias aspectos, mesmo que seja para aprender como jogar bola de gude ou aprender a fazer crochê.

Tratamento Diferenciado Para os Idosos

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem 20,6 milhões de idosos, dados da última pesquisa, que ainda, diz que a expectativa é que esse número chegue a 58,3 milhões, em 2060.

A boa notícia é que esse aumento no número de idosos no país é um reflexo na melhoria da qualidade de vida, que faz com que as pessoas vivam mais tempo. A expectativa que era de 75 anos, em 2013, saltará para 81, em 2060 e as mulheres são sempre as que vivem mais.

Com a crescente expectativa de vida do idoso é normal que os governos se preocupem de fazer com que de fato eles possam ter uma boa velhice. Em 2006, foi craido o Pacto pela Vida, e o envelhecimento foi um dos principais pontos, pensando principalmente, na saúde. Além disso, em 2003, foi criado o Estatuto do Idoso, que dá algumas garantias mínimas aos idosos.

Todas essas medidas fizeram que o Brasil fosse para a posição 31, entre os que oferecem melhor qualidade de vida para os seus idosos. São dados do Global AgeWath Index 2013. Porém, sabemos que tem muita coias ainda a ser feita.

Para que os idosos tenham realmente uma velhice tranquila e não sofram com atendimento precário em hospitais públicos ou mau tratos, entre alguns dos tantos problemas que eles enfrentam, são necessários investmentos em 4 pontos fundamentais: garantir uma renda que cubra as despesas, garntir um bom atendimento de saúde, garantir educação e emprego, para os que ainda não se aposentaram.

O Que é Bom e o Que Precisa Melhorar?

Os problemas no tratamento aos idosos existem e não são poucos, mas felizmente, muita coisa positiva vem acontecendo, como por exemplo, o atendimento da Fiocruz, que fica no Rio de Janeiro. São feitos uma série de projetos cujo objetivo é dar uma qualidade de vida melhor para os idosos.

Porém, segundo a grande parte dos especialistas, o primeiro ponto que fará toda a diferença para melhorar realmente a qualidade de vida do idoso no Brasil é um SUS, Sistema Único de Saúde, que realmente funcione.

A atenção básica é o ponto de partida. Se o idoso é assistido sempre, não teremos pessoas chegando aos hospitais públicos em situação de risco ou com problemas de saúde já em estado agravado, o que dificulta o atendimento.

Respeito ao Idoso

Não basta que os idosos tenham uma expectativa de vida longa e que recebam atenção necessária do governo para garantir boa qualidade de vida e que os jovens estejam presentes, se eles não são respeitados.

Infelizmente, o desrespeito ao idoso, em vários casos, começa dentro de casa. Eles não só não são respeitados, como em alguns casos, são mal tratados. Um caso grave, e que felizmente, atualmente, temos a Delegacia do Idoso, especializada em atender casos desse tipo.

É importante que toda a população respeite os idosos, não importa se ele é da sua família ou não, todos merecem ser tratados de forma educada. Infelizmente, isso não acontece. São necessárias leis que garantam que o idoso tenha um assento garantido no ônibus ou metrô, mesmo assim, é comum ver pessoas jovens ocupando esses espaços e não se levantam quando chega uma pessoa mais velha.

O idoso muitas vezes sofre com a falta de atenção ou de paciência, a ignorância de pessoas que trabalham com o público e na hora de atender alguém mais velho não esperam que ele fale. É muito comum que um idoso tenha mais dificuldade para se expressar ou entender uma tecnologia moderna. Mas, para algumas pessoas, isso não interessa e elas tratam esse idoso de forma rude, grosseira e sem nenhuma educação.

Velhinha Educada

Velhinha Educada

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.