Algumas artes vêm de países muito distantes e impressionam a todos, sendo que cada uma traz consigo um pouco dos costumes destas populações.
O origami é uma arte de dobra papel, tradicional e muito antiga no Japão, que tem indícios de que esta arte era praticada desde o Período Edo. É possível criar seres em geral e objetos com apenas um papel, colá-los ou cortá-los.
Os origamis são geralmente feitos a partir de um pedaço de papel quadrado, com cada lado da folha de cores diferentes, para poder dar mais destaque ao desenho.
O origami japonês é menos rígido em suas exigências, pois é permitido o corte do papel durante seu procedimento e a utilização de outras formas no papel, como retangular, circular, triangular, etc.
Na crença japonesa, quem fizer mil origamis da garça terá um pedido realizado. A crença foi popularizada por causa da história de Sadako Sasaki, uma das vítimas da bomba atômica.
Com o passar dos anos, esta arte tem se espalhado pelo mundo e conquistado várias pessoas, pela possibilidade de criar várias coisas com apenas um pedaço e papel.
Por M. Prado