O Que São Bombas De Efeito Moral?

Nos manifestos em que a polícia sente que o público se comporta com violência existe a possibilidade de acontecerem autuações com as bombas do gênero, que não causam danos físicos e serve apenas para assustar e ao mesmo tempo dispersar a multidão. As pessoas ao redor se assustam em consequência da forte luz e barulho que acontece por conta da operação. Projeto desenvolvido pelo exército britânico, em 1960. Grande parte dos países do mundo tem conjuntos do gênero para usar em casos de emergência.

O Que São Bombas De Efeito Moral?

O Que São Bombas De Efeito Moral?

O flash produzido de modo simultâneo pode ser ativo em todas as células fotorreceptoras no olho e faz com que a visão fique impossível para cerca de cinco segundos, até que o olho se restaure ao estado normal, não estimulado. A forte explosão pretende causar perda temporária da audição e também perturba o líquido no ouvido ao causar perda de equilíbrio.

A explosão da detonação ainda pode ferir e o calor gerado incendeia materiais inflamáveis, como combustíveis, por exemplo. Os incêndios que ocorreram durante o cerco da embaixada iraniana em Londres foram causados por granadas de efeito moral.

Construção: Bombas De Efeito Moral

Ao contrário do tipo de fragmentação, granadas morais são construídas com um invólucro feito para permanecer intacto durante a detonação, contendo a maior parte da força explosiva e evitando estilhaços e lesões, embora fossem descobertos recortes circulares para permitir a luz e o som através da explosão. O material de enchimento é constituído por mistura de metal-oxidante de magnésio ou alumínio e oxidante, tal como perclorato de amônio ou perclorato de potássio.

Construção: Bombas De Efeito Moral

Construção: Bombas De Efeito Moral

Letalidade De Granadas De Atordoamento: Bombas De Efeito Moral Podem Matar?

Embora o choque das granadas não possua traços letais, várias mortes foram atribuídas de forma direta ou indireta por causa do uso policial. Alguns casos famosos incluem:

Em 1989, a polícia de Minneapolis realizou uma apreensão de drogas na casa de um casal de idosos, Lloyd Smalley e Lillian Weiss, depois de receber informações imprecisas de um informante. As granadas usadas no ataque colocaram conjunto da casa em chamas. A polícia estava “certa” de que ninguém estava lá dentro, e assim, no primeiro momento, não fez nenhuma tentativa de resgate. O casal morreu de inalação de fumaça.

Em 2003, uma mulher morreu de um ataque cardíaco depois de equipe da polícia detonar a granada de atordoamento em sua residência localizada na região do Harlem, Nova Iorque. A família ganhou ação civil de 1,6 milhões dólares contra a cidade.

No mês de janeiro de 2011, um homem da Califórnia morreu de inalação de fumaça depois de uma granada de efeito moral ser lançada por um policial da SWAT e acender o fogo em sua casa. A pessoa se escondeu no sótão quando o incêndio começou a dominar a residência.

No mês de fevereiro de 2011, na Carolina do Norte, a SWAT feriu um homem em sua casa quando uma granada de atordoamento detonou de modo acidental enquanto ele estava tentando proteger seu equipamento. Submetido a uma cirurgia de emergência, mais tarde morreu por causa dos ferimentos.

no images were found

Bomba De Atordoamento M84: Características Gerais

O M84 consiste na granada de atordoamento oficial do Exército dos Estados Unidos. Após a detonação, emite uma intensa alto estrondo de 170-180 decibéis e um clarão que atinge espaço de cinco metros, suficiente para causar de imediato à cegueira, surdez, zumbido e distúrbios do ouvido interno. Causa desorientação, confusão, perda de coordenação e equilíbrio. Embora estes efeitos sejam destinados a serem temporários, não há risco de lesão permanente ou mesmo a morte. Classificada como arma sem poder letal.

no images were found

Projeto Da M84: Bomba De Efeito Moral De Alta Capacidade

M84 possui magnésio baseado na carga dentro de uma caixa de alumínio fino, contida dentro de um aço fundido perfurado ao corpo. A carga pirotécnica produz um subsônico de deflagração e não de detonação e por consequência minimiza os efeitos da explosão. Na iniciação, o caso de alumínio interior está concebido para ser consumido pelo composto pirotécnico, apenas aos elementos visuais da deflagração a serem autorizados a escapar através das perfurações na parte externa do corpo fundido e dos auditivos. Esse projeto minimiza o risco de danos colaterais devido ao fogo, explosão e fragmentos consumidos na parte interna.

Destinada a ser jogada em espaços fechados para distrair e incapacitar de modo temporário o inimigo à captura fácil, quando há risco de danos colaterais, durante a guerra urbana ou no resgate de reféns. Exército dos EUA usa a M84 durante a construção e sala de operações de compensação, quando a presença de não combatentes é provável ou esperada e o elemento pode agir com surpresa.

No entanto, enquanto a M84 é incapaz de acender papel ou pano, ela ainda pode inflamar líquidos inflamáveis ou vapores (como concentrado gasolina ou fumaça de éter) nas imediações da granada.

Em termos práticos o objetivo do flash é desorientar e distrair inimigos em uma sala ao fornecer à equipe a entrada de momentos para neutralizar qualquer ameaça. Desde o seu desenvolvimento no final dos anos 70, o conceito flash tem sido adotado por muitas forças armadas e policiais ao redor do mundo.

A granada de atordoamento contém mercúrio e pó de magnésio que após a detonação cria um clarão ofuscante, o equivalente a 300 mil candelas. Os 160 decibéis de sons produzidos pela granada não apenas trazem choques e atordoam, mas também tem volume alto o suficiente para interromper a função do equilíbrio de qualquer pessoa ao causar tonturas graves.

Granadas modernas evoluíram para detonar várias vezes e podem conter substâncias irritantes. Militares usaram durante o episódio no aeroporto de Mogadíscio, em 1977 e na embaixada iraniana, no ano de 1980. Usadas também nos ataques contra terrorista marítimo. Como grande parte de sua engrenagem, funciona à prova de água. Possuem variedades de modelos com detonações únicas ou múltiplas que liberam partículas de gás lacrimogêneo.

A explosão da detonação ainda pode ferir e o calor gerado incendeia materiais inflamáveis, como combustíveis, por exemplo. Os incêndios que ocorreram durante o cerco da embaixada iraniana em Londres foram causados por granadas de efeito moral.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.