Como o Gás Lacrimogênio Age No Organismo?

Bombas de gás lacrimogêneo, de modo formal conhecida como um agente lacrimogêneo, não é arma letal. Composição química que estimula os nervos da córnea nos olhos para provocar lágrimas, dor e até mesmo cegueira. Tipos comuns incluem spray de pimenta (gás OC), gás CS, gás CR, gás CN, entre outras misturas. Agentes lacrimogêneos são usados para controle de distúrbios. O uso em guerra é proibido por diversos tratados internacionais. Durante a I Guerra Mundial estiveram presentes como agentes do gênero com maior poder tóxicos.

Como o Gás Lacrimogênio Age No Organismo?

Como o Gás Lacrimogênio Age No Organismo?

Quais Os Efeitos Do Gás Lacrimogênio No Organismo?

Obras de gás lacrimogêneo por membranas mucosas irritantes nos olhos, nariz, boca e pulmões provoca o choro, espirros, tosse, dificuldade respiratória, dor nos olhos, cegueira temporária, entre outros. Com gás CS os sintomas de irritação em geral aparecem após um minuto de exposição e desaparecem dentro de trinta minutos, ou de forma instantânea, caso o produto seja retirado do rosto. Com o spray de pimenta OC, o início dos sintomas, incluindo a perda de controle do motor, é quase imediato, obrigando a vítima abandonar o comportamento agressivo em 90% dos casos.

Tal como acontece com todas as armas não letais, há algum risco de morte quando o gás lacrimogêneo é usado. Os danos incluem riscos de ser atingido por cartuchos, que incluem hematomas severos, perda de olhos, traumatismo craniano e até mesmo a morte. Embora as consequências médicas dos próprios gases sejam limitadas para inflamação da pele, as complicações também são possíveis.

Pessoas com condições respiratórias pré-existentes, tais como asma, às vezes podem requerer hospitalização ou mesmo suporte ventilatório. A exposição da pele ao CS causa queimaduras químicas ou induzem a dermatite de contato alérgico. Quando as pessoas são atingidas à queima-roupa e sofrem lesões oculares que envolvem cicatrização da córnea, podem levar a uma perda permanente na acuidade visual.

Quais Os Principais Usos Do Gás Lacrimogêneo?

O uso de bombas de gás lacrimogêneo na guerra (como todas as outras armas químicas) é proibido por vários tratados internacionais que a maioria dos estados assinou. Polícia e uso privado de autodefesa não possuem as mesmas limitações. Forças Armadas podem usar gás lacrimogêneo para treinos (praticar com máscaras de gás) e controle de motins. Utilizado pela primeira vez em 1914. O serviço da guerra dos EUA desenvolveu as granadas de gases lacrimogêneo para uso em controle de tumulto, no ano de 1919.

Uso Em Controle De Distúrbios

Avisos típicos em cartuchos de gás lacrimogêneo trazem mensagens como: “Perigo: Não dispare diretamente em pessoa (s) lesão grave ou morte”. Esses avisos não são respeitados, e em alguns países consistem em rotina legal. Nos protestos de 2013, na Turquia, havia centenas de feridos com projéteis de gás lacrimogêneo. Isso também aconteceu durante os protestos do mesmo ano no Brasil.

Quais As Principais Defesas Contra o Gás Lacrimogêneo?

O mais óbvio para evitar o contato com o gás é deixar a área. De modo alternativo, pode ser usada uma variedade de equipamentos de proteção, incluindo máscaras de gás e respiradores. No controle de distúrbios os manifestantes por vezes usam uma grande variedade de equipamentos (com exceção dos panos ou roupas simples sobre a boca), como óculos de natação, por exemplo.

no images were found

Quais Os Tratamentos Para Gás Lacrimogênio?

Uma vez que a pessoa tenha sido exposta pode ser utilizada uma variedade de tratamentos. Os primeiros socorros padrão para soluções de queimação no olho é a irrigação (aspersão ou rubor) com água, e algumas evidências sugerem certa solução, um produto de primeiros socorros para sprays químicos.

Ativistas dos Estados Unidos, República Checa e Turquia, relatam o uso de antiácidos e soluções diluídas com a água como um remédio caseiro para ataques de gás lacrimogêneo. Soluções de suco de vinagre, vaselina, leite e limão também são usados por ativistas. Não está claro o quão eficaz são esses remédios. Em particular, o vinagre pode queimar os olhos e inalação prolongada também irrita as vias aéreas.

no images were found

Gases Venenosos: Características Gerais

Agentes nervosos são classes de fósforo contendo produtos químicos orgânicos que interrompem o mecanismo pelo qual os nervos transferem mensagens para órgãos. A interrupção é causada pelo bloqueio de uma enzima que relaxa a atividade da acetilcolina, tipo de neurotransmissor.

Como armas químicas, as bombas com gases venenoso são classificadas como armas de destruição em massa pela Organização das Nações Unidas de acordo com a resolução 687 (aprovada em Abril de 1991), cuja produção e armazenamento foram proibidos pela Convenção sobre Armas Químicas, de 1993. O uso de gases perigosos na guerra foi banido por um tratado no Protocolo de Genebra de 1925.

Intoxicação por um agente nervoso leva à contração, profusa salivação, convulsões, micção, defecação e eventual morte por asfixia. O controle é perdido ao longo dos músculos respiratórios. Agentes nervosos também podem ser absorvidos através da pele, o que requerer que as partes sejam suscetíveis de serem submetidas a tais agentes a vestir um fato de corpo inteiro em adição ao respirador.

Como o seu nome sugere, agentes nervosos atacam o sistema nervoso do corpo humano. Todos estes agentes funcionam da mesma maneira. Os sintomas iniciais após a exposição aos agentes nervosos são a coriza e sensação de aperto no peito. Logo depois, a vítima terá, então, dificuldade em respirar antes de sentir náuseas e a babar. Como continua a perder o controle de suas funções corporais, pode trazer lágrimas, vontade de urinar, ou sentir o conjunto de dor gastrointestinal e vômito.

Bolhas e ardor nos olhos e / ou pulmões também acontecem. Essa fase é seguida por ações bruscas dos músculos por estado de mal epiléptico. A morte surge com a depressão respiratória completa, através da atividade periférica excessiva na junção neuromuscular do diafragma.

Os efeitos dos agentes nervosos são duradouros e aumentam com sucessivas exposições. Sobreviventes de envenenamento do agente de nervo, quase de modo invariável, sofrem danos neurológicos crônicos. Este dano pode também conduzir a continuação de efeito psiquiátrico. Mecanismo de Ação: Quando um funcionamento normal do motor do nervo é estimulado acontece à liberação do neurotransmissor que transmite o impulso.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.